Uma reunião virtual de trabalho aproximou, nessa quinta-feira (6/11), equipes da Secretaria de Urbanismo de Curitiba (SMU) e da Gerência de Urbanismo do Instituto Municipal de Informática de Barcelona (IMI). O objetivo foi detalhar a implantação do Alinhamento Predial Projetado, funcionalidade do Mapa Cadastral curitibano para orientar a ocupação do espaço urbano e que guarda semelhanças com o Portal de Informações Urbanísticas (PIU) da capital catalã.
O encontro de trabalho decorreu de um pedido do prefeito de Curitiba, Eduardo Pimentel, ao de Barcelona, Jaume Collboni. Para Pimentel, a troca de experiências seria importante para o desenvolvimento e incorporação de melhorias aos serviços ofertados ao público pelo Mapa Cadastral.
“Temos interesse em conhecer mais sobre a solução adotada por Barcelona, que orientou informalmente o nosso trabalho, além de abrir o olhar para outros projetos e estabelecer uma cooperação técnica”, explicou a diretora do Departamento de Cadastro Técnico da SMU, Aline Placha Tambosi. Ela liderou a equipe curitibana, que passou cerca de 1h discutindo com os técnicos catalães sobre os sistemas das duas cidades.
Semelhanças
Foi a primeira reunião entre as equipes da área de Urbanismo de Curitiba e Barcelona. Ela aconteceu a partir da Assessoria de Relações Internacionais da Prefeitura de Curitiba, com a participação de Aina Paucual Jordi, do Departamento de Informação e Documentação da Gerência de Urbanismo; e José Miguel Guillén, Josep Trepat Font e Mario Gasen Sabanés, do IMI. “Temos desafios em comum”, avaliou Aina.
Barcelona já é parceira de Curitiba na promoção de soluções inovadoras, por meio da feira anual de inovação. No fim de outubro, a cidade foi homenageada com a inauguração de um mirante que leva seu nome. O novo ponto turístico fica no bairro Vista Alegre.