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Inovação

Curitiba é a primeira cidade do país com sistema eletrônico de compras homologado pelo BID

 

Com um novo sistema de compras eletrônicas homologado pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), Curitiba avança para ampliar o rigor e a transparência indispensáveis na aplicação de recursos públicos.

A homologação pelo BID coloca a capital paranaense na vanguarda dos critérios internacionais e de boas práticas de compras públicas. No Brasil, somente os sistemas de compras eletrônicas da Caixa Econômica Federal, do Banco do Brasil e do estado de São Paulo têm a homologação do BID para operações diretas.

“Curitiba tem a inovação como ferramenta de transformação social. Essa homologação internacional reforça o nosso compromisso permanente com a melhoria dos processos da gestão pública que têm como resultado a Prefeitura mais eficiente no atendimento aos cidadãos”, afirma o prefeito Rafael Greca.

De acordo com o coordenador da Unidade Técnica de Gerenciamento de Projetos (Utag), Paulo Socher, a homologação proporciona agilidade e economia para o setor público, além de muito mais segurança e transparência. 

Integrada ao Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc), a Utag é a responsável pelo acompanhamento do Novo Inter 2, o Programa de Mobilidade Urbana Sustentável de Curitiba, que conta com investimentos de US$ 133,4 milhões, dos quais US$ 106,7 milhões financiados pelo BID e US$ 26,7 milhões em contrapartidas municipais.

“Sem a validação do nosso sistema pelo BID, para cada processo de compras de bens e serviços das obras que vamos realizar até 2025, seria necessário pagamento de taxas para uso de outros sistemas e treinamento de pessoal para condução dos processos”, explica Socher.

O Programa de Mobilidade Urbana Sustentável de Curitiba contempla obras múltiplas com foco na melhoria do transporte coletivo. Serão cinco anos de projetos com destaque para a ampliação da capacidade e velocidade da Linha Direta Inter 2, responsável pelo deslocamento de aproximadamente 91 mil passageiros por dia e que atravessa 28 dos 75 bairros da capital. Somente a fase do Inter 2 contempla sete lotes de obras distintas e complementares, em um orçamento de US$ 133,4 milhões, somados o financiamento externo e recursos da Prefeitura.

Para conquistar a homologação, a Utag, em parceria com o Ippuc e o Instituto de Cidades Inteligentes (ICI), coordenou a auditoria para validação dos sistemas de segurança e verificação de fornecedores. O processo também teve a participação do setor de Tecnologia da Informação da  Secretaria Municipal de Administração e de Gestão de Pessoal (SMAP-TI). Em seis meses, o e-Compras da Prefeitura de Curitiba concluiu os ajustes necessários, como a implantação de chaves extras de segurança, rastreamento e identificação de participantes dos pregões.

“O sistema de Curitiba se iguala aos mais modernos em operação no mundo e nos coloca na vanguarda para validação de processos em todos os programas internacionais atuais e futuros do município”, explica o presidente do Instituto das Cidades Inteligentes, Leandro Vergara Raimundi.

Eletromobilidade

O Projeto de Aumento da Capacidade e Velocidade da Linha Direta Inter 2 prevê a melhoria da infraestrutura viária e de equipamentos para ampliação da capacidade do Ligeirinho Inter 2 e do Interbairros II dos atuais 155 mil transportados diariamente para 181 mil passageiros/dia. As duas linhas circulares são as que mais transportam passageiros na cidade fora dos eixos estruturais.

O Novo Inter 2 será a plataforma de entrada dos ônibus elétricos na Rede Integrada de Transporte (RIT), como parte da modernização do transporte público e o uso de energias renováveis previstos no Plano de Governo 2021/2024.

A inovação do sistema de transporte coletivo de Curitiba inclui ainda o Corredor Leste-Oeste, em negociação com o New Development Bank (NDB), com investimentos na ordem de US$ 93,7 milhões, para a modernização da estrutura e a operação de ônibus elétricos na ligação entre Pinhais e o Terminal CIC Norte.