Depois de Curitiba ser eleita em 2024 a Comunidade Mais Inteligente do Mundo pelo Intelligent Community Forum (ICF), de Nova Iorque, chegou a hora de passar o troféu para a Região de Durham, em Ontário, no Canadá. O anúncio ocorreu nesta terça-feira (3/12) durante o Jantar Anual de Entrega dos Prêmios da Comunidade Inteligente, na Cimeira Global do ICF de 2025, realizada no distrito de Binh Duong, na Cidade de Ho Chi Minh, Vietnã.
O presidente da Agência Curitiba de Desenvolvimento e Inovação, Dario Paixão, representou a capital paranaense na Cúpula da ICF e foi responsável por anunciar a escolha da nova vencedora.
“É uma honra participar deste momento que celebra a inovação e o desenvolvimento sustentável. Curitiba recebeu este reconhecimento em 2024 e hoje damos as boas-vindas à Região de Durham, que passa a integrar este seleto grupo de comunidades que se destacam por projetos estruturantes e visão de futuro”, afirmou o presidente.
Ainda durante o evento, o presidente da Agência Curitiba de Desenvolvimento Econômico e Inovação, participou de um painel das atuais e antigas Smart21, Top7 e Comunidades Inteligentes do Ano para discutir as dificuldades que enfrentam em suas respectivas cidades.
Comunidade mais inteligente de 2025
Formalmente conhecida como Município Regional de Durham, a comunidade é um governo regional que reúne oito municípios e presta serviços compartilhados.
A região de Durham é a Capital da Energia Limpa do Canadá, responsável por cerca de 30% das necessidades energéticas da província. Consequentemente, a engenharia energética é uma importante área de emprego, com projetos inovadores como o primeiro pequeno reator modular conectado à rede elétrica, que está sendo desenvolvido na região. Durham também abriga fábricas de automóveis, uma próspera indústria cinematográfica e instalações de pesquisa reconhecidas mundialmente, como o túnel de vento aerodinâmico climático ACE, capaz de operar em múltiplos climas.
“A Região de Durham tem utilizado a Estratégia de Aceleração Comunitária de forma cuidadosa e consciente há anos, adaptando os fundamentos da ICF para atender às necessidades específicas de seus municípios e da vasta área que abrange”, afirmou Robert Bell, cofundador da ICF. “Eles merecem plenamente essa honra e a Certificação da Comunidade Inteligente que receberam ao longo do caminho.”
A escolha da nova Comunidade Inteligente do Ano ocorreu após mais de um ano de avaliação. O processo incluiu análise quantitativa de dados, auditoria presencial conduzida por um representante do ICF e votação de um júri internacional composto por especialistas de diversos países.
Paraná estava na disputa
As comunidades participantes são avaliadas a partir de seis fatores que compõem a estratégia de aceleração comunitária. Esses elementos buscam promover crescimento econômico inclusivo, fortalecer vínculos sociais e fomentar culturas ricas e significativas. Além de Durham, concorreram ao título Assaí, no Paraná; Município Metropolitano de Bursa, Turquia; Fairfield/Condado de Jefferson, Iowa, EUA; Hilliard, Ohio, EUA; Kingston, Ontário, Canadá; e Las Rozas de Madrid, Espanha.
Smart21 Curitiba 2026
Pela primeira vez, a América Latina sediará uma etapa do prêmio que escolhe a Comunidade Mais Inteligente do Mundo. Curitiba será anfitriã da Conferência ICF Smart21 de 2026, que ocorrerá na última semana de março, integrada à programação da Smart City Expo Curitiba.
O secretário de Desenvolvimento Econômico e Inovação, Paulo Martins, destacou o impacto da realização do evento para a cidade.
“Curitiba vem consolidando sua posição como referência em inovação e políticas públicas inteligentes, por isso sediar a etapa Smart21 reforça nosso compromisso com o desenvolvimento sustentável, a inclusão e a tecnologia aplicada ao bem-estar das pessoas”, afirmou Martins.
A programação está marcada para os dias 24 e 25 de março, com a presença de mais de 150 representantes de cidades de todo o mundo. No dia 24, ocorrerá um seminário no Pinhão Hub. No dia 25, os delegados internacionais participarão da abertura da Smart City Expo Curitiba pela manhã e de um tour pela cidade à tarde. À noite será realizada a cerimônia que anunciará as 21 cidades semifinalistas ao título de Comunidade Mais Inteligente do Mundo 2026.