Prefeitura Municipal de Curitiba 156 Acesso à informação
Conferência da Unesco

Curitiba apresenta Faróis da Inovação e Vale do Pinhão na Itália

XIII Conferência de Cidades Criativas da Unesco foi aberta pelo presidente italiano, Sérgio Mattarella. Foto: Divulgação

Curitiba participa da décima terceira edição da Conferência de Cidades Criativas da Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura), que vai até sábado (15/6), na cidade de Fabriano, na Itália. O Vale do Pinhão e os Faróis do Saber e Inovação são os destaques em painéis expostos pela capital paranaense.

Nesta quarta-feira (12/6), o evento foi aberto oficialmente pelo presidente da República da Itália, Sergio Mattarella, com a participação de 59 prefeitos de municípios que integram a rede de cidades criativas da Unesco, da qual Curitiba faz parte. A cidade é representada em Fabriano pela supervisora de Informações do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc), Liana Vallicelli.

“A inovação tem sido o destaque de nossa cidade", disse Liana. "Nossas bibliotecas, já referências em design e agora transformadas em Farois do Saber e Inovação, e também os fab labs, dentro do conceito da educação maker, simbolizam este processo”, disse Liana.

Os faróis também são peças importantes do Linhas do Conhecimento, o programa em que os estudantes aprendem conteúdos pedagógicos nos espaços da cidade, reforçando dessa forma a formação cidadã.

A abertura do evento foi feita pelo prefeito de Milão, Giuseppe Sala. Também discursaram o prefeito de Fabriano, Gabriele Santarelli; a autoridade da Região de Marche, Luca Ceriscioli; a embaixadora da Unesco para as Cidades Criativas, Maria Francesca Merloni; o presidente da Comissão Italiana para a Unesco, Franco Bernabé; o ministro do Patrimônio Cultural e Turismo da Itália, Alberto Bonisoli e o diretor-geral adjunto da Unesco, Xing Qu.

Cidades criativas

Como parte da conferência, a supervisora de Informações do Ippuc e demais representantes de municípios participaram, na terça-feira (11/6), de reunião na cidade de Ascoli Piceno, que tem cerca de 60 mil habitantes, onde foram recebidos pelo prefeito recém-eleito, Marco Fioravanti, para tratar do processo de organização da rede de cidades criativas. O encontro foi realizado na Universidade degli Studi di Camerino, em Ascoli Piceno.

“Tivemos encontros importantes para tratar de questões afetas às cidades criativas. Recebi dois convites para Curitiba participar de exposição e concurso que serão encaminhados”, disse Liana.

Em 2020, a XIV Unesco Creative Cities Conference será feita no Brasil, tendo como sede a cidade de Santos, no litoral paulista, a primeira cidade da América Latina e Caribe a receber o evento. O tema proposto para a edição do evento em território brasileiro, previsto para o mês de junho de 2020, é “Criatividade, caminho para a Igualdade”.