Recursos bem investidos fazem uma cidade mais acolhedora. Por isso, até o dia 28/7, a Secretaria Municipal de Defesa Social e Trânsito (SMDT) está com o edital de chamamento público aberto para que as Comunidades Terapêuticas Acolhedoras - as organizações da sociedade civil (OSC) - tragam propostas da seleção que prevê repasse de recursos para contratações.
“Esse recurso pode ajudar muito as organizações a fortalecer a equipe, com psicólogos, por exemplo. Esse reforço vem para qualificar ainda mais o serviço e atingir o objetivo maior, que é salvar vidas ", explica o diretor do Departamento de Política sobre Drogas, Thiago Ferro.
Como participar
Conferidas as regras do edital, as comunidades interessadas podem realizar a entrega da documentação na sede da Secretaria Municipal de Defesa Social e Trânsito (SMDT), que fica na Avenida Senador Souza Naves, 312, no bairro Alto da XV.
O horário de atendimento é das 8h às 12h e das 14h às 18h.
Cuidar e acolher
Até sete propostas poderão ser selecionadas para a celebração de termo de colaboração, conforme previsto no Plano de Trabalho do Convênio.
Ao todo, 15 Comunidades Terapêuticas são certificadas no Conselho Municipal de Política sobre Drogas de Curitiba (Comped). Essas instituições trabalham no acolhimento de pessoas que apresentam dependência de álcool e outras drogas, além de auxiliarem na qualificação das ações de prevenção, cuidado, recuperação e reinserção social.