Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
Esporte

Crianças de Curitiba usam bolas de futebol patrocinadas pelo cantor Sting

Cantor Sting patrocina fabricação de bolas de Futebol usadas por crianças de Curitiba. Foto: Levy Ferreira

O inventor americano Tim Jahnigen, o astro inglês do pop rock Sting, uma bola de futebol e crianças e adolescentes de comunidades de Curitiba. Qual a relação entre tudo isso? Tim Jahnigen é o inventor de uma bola de futebol indestrutível, criada para resistir aos campos mais precários. A bola foi desenvolvida em 2006 com o patrocínio do músico inglês Sting e, a partir de 2009, passou a ser produzida em escala industrial para levar esporte e diversão a populações em zonas de guerra, campos de refugiados e comunidades carentes pelo mundo.

São essas bolas que, nos próximos dias, estarão rolando nos pés e nas mãos de crianças e adolescentes de comunidades carentes de Curitiba, assistidas pelas associações conveniadas à Secretaria do Esporte e Lazer. Pela primeira vez as bolas de futebol indestrutíveis estão sendo doadas à Prefeitura. São produzidas com um plástico flexível muito resistente e possuem um sistema de entrada e saída de ar constante, que permite que sejam furadas, cortadas ou pressionadas por grandes cargas de peso sem estourar, pois sempre retornam ao formato original.

O inventor americano concebeu a bola de futebol indestrutível depois de assistir a uma reportagem sobre um campo de refugiados na África em que os participantes jogavam futebol com uma bola feita de plásticos e amarrada por cadarços. Inicialmente, ele e a mulher, a empresária Lisa Tarver, tiveram a vontade de fazer doações de bolas, mas em contato com a comunidade africana descobriram que as bolas comuns, utilizadas em terrenos muito precários e acidentados, não resistiam a mais de duas semanas de diversão. 

Foi a partir disso que Tim Jahnigen começou a desenvolver sua invenção. O músico Sting, notório apoiador de causas humanitárias, patrocinou o desenvolvimento de todo o projeto até se tornar realidade.

Com a criação, o casal criou a ONG ”Um Mundo de Futebol” para a comercialização e doação das bolas, que chegam por meio de parcerias com ONGs e entidades locais. As bolas são vendidas exclusivamente no site da organização e a cada bola comprada uma é doada.