A atividade Leio Pessoas Pretas, iniciativa do Centro de Referência Afro Enedina Alves Marques (Creafro) para promover a leitura e o debate sobre obras de autores negros, está sendo reformulada e ficará temporariamente suspensa. A retomada ocorrerá após a inauguração da nova sede do Creafro, que ficará em um imóvel histórico da Rua Paula Gomes, 325, no bairro São Francisco.
O Creafro, vinculado à Secretaria da Mulher e Igualdade Étnico-Racial (SMIR), é um dos principais equipamentos públicos da cidade voltado ao enfrentamento do racismo, da intolerância religiosa e da xenofobia. Além de prestar apoio psicológico e encaminhamento jurídico às vítimas de discriminação, o centro também promove rodas de conversa, palestras e eventos temáticos voltados à valorização da cultura negra e ao fortalecimento da saúde mental.
Segundo Marcela Renata dos Santos Zanella, coordenadora do Creafro, o centro cumpre um papel que vai além do acolhimento inicial.
"Nosso trabalho está ligado à promoção da cidadania e ao enfrentamento de todas as formas de discriminação. É uma ação concreta para construir uma cidade que respeita diferenças e garante direitos”, ressalta Marcela.
Novo espaço em prédio histórico
A nova sede do Creafro vai ocupar um imóvel de arquitetura eclética construído na primeira metade do século 20. A casa passa por um processo de restauração e ampliação, após anos de abandono. A restauração de imóveis antigos é uma das veias do programa Curitiba de Volta ao Centro, de redesenvolvimento da região central de Curitiba.
A mudança representa um avanço importante na estrutura física do Creafro, que passará a contar com um espaço mais amplo e adequado para ampliar o atendimento e realizar novas ações culturais e educativas.
Localizado atualmente no segundo andar do prédio da Rua Barão do Rio Branco, 45, no Centro de Curitiba, o Creafro funciona de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h, com atendimento contínuo ao longo do dia. Para mais informações ou agendamento, o telefone de contato é (41) 3221-2714 e o e-mail é creafro@curitiba.pr.gov.br.