Curitiba está perto da maior celebração de Corpus Christi de todos os tempos, nesta quinta-feira (8/6), e a programação entre a Catedral e o Centro Cívico é destaque do portal Vaticano News, publicação on-line diária da Santa Sé em mais de 30 idiomas.
A matéria do site da Igreja Católica traz uma entrevista do padre Juarez Rangel, coordenador do Corpus Christi pela Arquidiocese de Curitiba, que tem como tema Eucaristia – Banquete da Vida, Fonte das Vocações. “Neste dia ninguém deverá ficar sem alimento, seja para o corpo ou para o espírito”, antecipou o religioso ao portal Vaticano News.
Ainda de acordo com o padre Juarez Rangel, o evento religioso na capital paranaense deve surpreender tanto em número de fiéis participantes quanto da extensão do tradicional tapete criado por centenas de mãos, de todas as idades.
O Corpus Christi em Curitiba deve reunir 120 mil pessoas no circuito Catedral-Centro Cívico.
Arte e fé
Nos quase 2 km de extensão, estão previstos 120 tapetes, confeccionados por paróquias, congregações e movimentos que compõem a Arquidiocese de Curitiba. Ao todo, espera-se mais de 4 mil voluntários na confecção do tapete, que terá início às 8 horas.
Tradicionalmente os tapetes são feitos de serragem e de sal colorido, mas hoje os fiéis também usam materiais diversos, como borra de café, areia, cascas de ovos e flores.
A Santa Missa, celebrada por Dom José Antonio Peruzzo e animada pelo padre Reginaldo Manzotti, acontece às 15 horas em frente à Catedral de Curitiba, na Praça Tiradentes.
A procissão começa às 16h15 até a Praça Nossa Senhora de Salette, no Centro Cívico, onde, às 18h30, haverá show do padre Reginaldo Manzotti.