Neste fim de semana estudantes da rede municipal de ensino de Curitiba participarão de dois eventos esportivos na cidade. Neste sábado (8) acontece a segunda etapa da Copa Curitiba de Xadrez, no Colégio Marista Santa Maria, e no Domingo (9) no Parque Barigui, o Circuito Maratoninha da Caixa. Os dois eventos têm por objetivo reunir os estudantes em atividades que promovam o desenvolvimento de potencialidades.
A Copa Curitiba de Xadrez é realizada em quatro etapas e esta segunda acontecerá a partir das 9h30 e reunirá 1,3 mil estudantes de 47 escolas publicas e privadas da cidade. A organização é fruto de parceria entre as secretarias municipais da Educação e Esporte, Lazer e Juventude e a Federação de Xadrez do Paraná (Fexpar).
O ensino de xadrez nas escolas da rede acontece desde a década de 90, por meio de projetos de contraturno escolar. “Iniciamos vários processos para ampliar a prática do xadrez na rede, visando desenvolver no estudante potencialidades cognitivas, como atenção, concentração, raciocínio–lógico e tomada de decisão”, diz o coordenador do projeto na Secretaria Municipal a Educação, Marcelo Padilha.
Atualmente, o projeto é desenvolvido em 52 escolas e tem mais de 4 mil enxadristas. Por meio da prática, os professores têm garantido a participação dos estudantes em eventos que incentivam a descoberta de talentos e mobilizam os meninos e meninas a conhecerem outros grupo de enxadristas.
As próximas etapas serão dias 17 de outubro e 14 de novembro.
Maratoninha
No domingo a participação dos estudantes será na etapa regional do Circuito Caixa de Maratoninha, o maior evento de corrida infantil do país. Serão 700 estudantes, de 6 e 12 anos, de 15 escolas municipais disputando da prova no Parque Barigui. A prova será realizada em um percurso de 300 metros, dividida em três categorias, de acordo com a faixa etária das crianças.
Todos os participantes receberão camiseta, boné e medalha e o primeiro colocado de cada bateria será premiado com uma bicicleta.