Ir para o conteúdo
banner

Junho Branco

Copa da Superação 2026 reforça mensagem de prevenção às drogas por meio do esporte

Evento promovido pela Prefeitura de Curitiba integra a programação do Junho Branco e reúne comunidades terapêuticas e programas de acolhimento em um dia de integração, competição e valorização da superação

Copa da Superação 2026 reúne comunidades terapêuticas e promove a reinserção social de dependentes químicos. Curitiba, 30/06/2026. Foto: Ricardo Marajó/SECOM.


A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Humano (SMDH) realizou, nesta terça-feira (30/6), a Copa da Superação 2026, evento esportivo que integra a programação oficial do Junho Branco, campanha municipal de prevenção e conscientização sobre o uso de drogas.

A competição foi realizada no Centro de Educação Física da Universidade Federal do Paraná (UFPR), no Campus Centro Politécnico, e reuniu 16 comunidades terapêuticas e programas municipais de acolhimento, envolvendo aproximadamente 500 participantes em um dia dedicado ao esporte, à integração e à promoção da cidadania.

Durante todo o dia, os participantes disputam provas de futebol, vôlei masculino e feminino e corrida, em um ambiente de integração entre as instituições participantes.

O secretário municipal de Desenvolvimento Humano, Carlos Eduardo Pijak Júnior, destacou que esta competição reforça a importância da prevenção ao uso de drogas e de políticas públicas voltadas à recuperação, reinserção social e promoção da qualidade de vida. 

“Ações como essa, com a participação das comunidades terapêuticas, auxiliam as pessoas a superar a dependência, por meio da disciplina, do trabalho em equipe e da cooperação. Assim trabalham sua reinserção na sociedade”, declarou o secretário.

Os vencedores do torneio de futebol foram os jogadores da equipe Nova Jornada. Em segundo lugar, ficou o escrete da Casa Manaai, e o CRAVI na terceira colocação. Já no vôlei, venceu o time do Hadashi, com o CRAVI em segundo e o Servo Sofredor em terceiro lugar. Na modalidade de corrida, os campeões foram a Casa Manaai, em segundo os representantes do CRAVI e, em terceiro, o Instituto Gratidão.

O evento foi promovido por meio do Departamento de Políticas sobre Drogas (DHPP) e com a parceria da Federação Paranaense de Futebol (FPF), da Universidade Federal do Paraná (UFPR), da Federação COMPACTA e da Federação Paranaense de Comunidades Terapêuticas (FEPACT). A Secretaria Municipal de Obras Públicas (SMOP) e Secretaria Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional (SMSAN) também colaboraram na realização do evento.

Junho Branco

A Copa da Superação integra as ações do Junho Branco, instituído pela Lei Municipal nº 15.439/2019, que estabelece o mês de junho como período dedicado à prevenção e conscientização sobre o uso de drogas no município de Curitiba.

Durante todo o mês aconteceram diversas ações visando a prevenção do uso de entorpecentes, bem como acolhimento dos dependentes. A SMDH realizou atrações culturais, seminários, debates envolvendo especialistas, gestores públicos, representantes de comunidades terapêuticas e instituições parceiras para discutir estratégias de reinserção social, fortalecimento de vínculos familiares e inclusão produtiva de pessoas em recuperação da dependência química. Também foram realizadas palestras pra estudantes da rede municipal de ensino, entre outras atividades.