O Fala Curitiba reuniu mais de 400 pessoas no Umbará, Capão Raso, Bacacheri, Juvevê e na CIC, nesta terça-feira (27/6). Já são 50 bairros que receberam o novo modelo de consultas públicas da Prefeitura. Os encontros já renderam 3.976 propostas individuais e 739 propostas coletivas que fazem parte do processo de elaboração da Lei Orçamentária Anual (LOA 2018).
Nos encontros desta terça-feira, a segurança pública foi o tema de maior destaque apresentado pelos moradores. No Umbará, mais de 200 pessoas se reuniram para definir as prioridades da região, que intercala atividades comerciais, industriais, como olarias e madeireiras, e areais com residências, condomínios e chácaras. Na área de pavimentação, destaque para recuperação da Estrada do Ganchinho e das ruas Pedro Pilato, João Nichele, José Scrocaro e Santo Antônio Tortato. Na segurança, os pedidos são de aumento de efetivo policial para reduzir o número de assaltos e arrombamentos a residências e a manutenção das câmeras de monitoramento que estão desligadas.
Na educação, o pedido dos moradores do Umbará é a construção de duas creches e ampliação do ensino integral. "Tivemos casa cheia no Umbará. Além das lideranças locais, a população veio fazer importantes pedidos e agradecer o que já foi feito na região, como a dragagem dos rios, recuperação urbana e inclusão do Parque do Lago Azul na rota da Linha Turismo", comenta Fernando Werneck Bonfim, administrador regional do Bairro Novo, responsável pelo Umbará.
Capão Raso
A segurança também foi o tema mais citado no Fala Curitiba do Capão Raso. Os moradores relataram diversas ocorrências criminais na região, em especial nos horários de grande movimento comercial e nas entradas e saídas das escolas.
Em segundo lugar ficou a educação, com pedido de melhoria física nas escolas do bairro e ampliação de vagas de creche. E em terceiro lugar, as demandas relacionadas à cultura, com pedido de atividades culturais no contraturno escolar e nos espaços públicos do bairro.
Juvevê
No Fala Curitiba Juvevê, que também reuniu os moradores do Ahú, Alto da Glória e Centro Cívico, a segurança pública teve o maior destaque, com pedidos gerais de aumento da presença da polícia e da Guarda Municipal e ações preventivas em espaços apontados como críticos, como a Praça San Martin, o entorno do Estádio Couto Pereira, ruas próximas do Hospital das Clínicas, a Ciclovia Euclides Bandeira e Praça Paul Harris.
Na sequência apareceram questões ligadas ao trânsito, como a revitalização de faixas de trânsito e solução para as calçadas danificadas.
Cidade Industrial
Na região da Vila Nossa Senhora da Luz (CIC), o Fala Curitiba teve as principais demandas direcionadas para a saúde e regularização fundiária. A reestruturação dos postos de saúde da Vila Nossa Senhora da Luz e do Campo Alegre foi priorizada. Os moradores também pedem ampliação das equipes de atendimento e maior variedade de remédios disponíveis.
Na área de habitação, foram destacados o pedido de revisão dos processos de regularização de áreas que estão em tramitação judicial na região. “As demandas que vieram aqui são antigas, mas estamos vendo o aumento da participação popular nos encontros e importantes observações que podemos solucionar via regional”, comenta o administrador regional da CIC, Raphael Keiji.
Bacacheri
No Bacacheri, o encontro priorizou as demandas de pavimentação e esporte e lazer. O principal pedido foi o da restruturação viária da Rua 29 de Julho, com recuperação do pavimento e estudo de sentido único na via. Na área de esporte e lazer, os pedidos foram de academias ao ar livre e recuperação das quadras esportivas das escolas da região.
As consultas públicas do Fala Curitiba vão até 13 de julho. Após o encerramento dessa fase, serão validadas as propostas coletivas e encaminhadas para votação popular em dez encontros, que ocorrerão nas regionais da cidade na última semana de julho e na primeira semana de agosto.
Próximos encontros do Fala Curitiba:
Bairro Alto Boqueirão
Data: quarta-feira (28/6)
Horário: 18h30
Local: CEI Professora Maria Augusta Jouve (Rua PR. Antônio Polito, 1171)
Bairro Santa Cândida
Data: quinta-feira (29/6)
Horário: 19h
Local: Salão da Igreja Santa Cândida (Rua Theodoro Makiolka, 64)
Bairro São Francisco
Data: quinta-feira (29/6)
Horário: 19h
Local: Cenáculo Arquidiocesano do Santíssimo Sacramento (Rua Mateus Leme, 1)
Bairro Pinheirinho
Data: quinta-feira (29/6)
Horário: 19h
Local: Unisociesc (Rodovia Régis Bittencourt, BR-116/Linha Verde, 18.805, Pinheirinho)
Bairro Tingui
Data: terça-feira (4/7)
Horário: 19h
Local: Escola Municipal Eny Caldeira (Rua Guilherme Ihlenfeldt, 51)
Bairro Atuba
Data: quinta-feira (06/7)
Horário: 19h
Local: Escola Municipal Professor Erasmo Pilotto (Rua Rio Japurá, 648)
Bairro Bairro Alto
Data: terça-feira (11/7)
Horário: 19h
Local: Escola Estadual Pilar Maturana (Rua Rio Guaporé, 1689)
Bairro Tarumã
Data: quinta-feira (13/7)
Horário: 19h
Local: Igreja N Sra de Fátima (Rua Antônio Simm, 3)