Texto: Vanessa de Paula Brollo
Secretaria Municipal da Comunicação Social (Secom)
Nesta quinta-feira (26/3), durante a Smart City Expo Curitiba 2026, o Conselho Deliberativo da Governança do Ecossistema Vale do Pinhão foi apresentado ao prefeito de Curitiba, Eduardo Pimentel. O conselho foi eleito para a gestão 2026 a 2028 e é um passo importante na consolidação da governança do principal ambiente de inovação da cidade.
Na pauta, o debate de estratégias de fortalecimento do ecossistema de inovação da capital.
A presidente do Conselho, Maura Harumi Sugai Guerios, da Universidade Positivo Ecohub, e o vice-presidente, James Marins, do Instituto Legado, apresentaram ao prefeito propostas para ampliar a visibilidade do ecossistema e incentivar a participação de empresários, destacando a importância de tornar mais claras as vantagens e oportunidades oferecidas pelo Vale do Pinhão.
O prefeito Eduardo Pimentel destacou a importância do trabalho coletivo e do protagonismo dos atores do ecossistema.
“Queremos aperfeiçoar e atualizar o Vale do Pinhão de acordo com as demandas do tempo e da tecnologia, fortalecendo a atuação conjunta entre poder público, empresas e instituições. É fundamental que esse ecossistema seja cada vez mais conhecido pela população e pelos empreendedores, porque a inovação está em todos os setores e precisa ser acessível. Nosso objetivo é transformar o Vale do Pinhão em uma referência ainda mais forte, com impacto direto na vida das pessoas e no desenvolvimento econômico da cidade”, afirmou o prefeito.
Durante a reunião, foram discutidas iniciativas como a realização de um diagnóstico baseado em dados, o mapeamento dos atores do ecossistema, a criação de um catálogo com benefícios e incentivos aos empreendedores, além de ações de comunicação para aproximar a sociedade da inovação.
Também foi ressaltada a necessidade de ampliar o acesso aos ambientes de inovação e criar mais serviços e oportunidades para os empresários, fortalecendo a conexão entre iniciativas públicas e privadas.
Conselho Deliberativo do Vale do Pinhão (gestão 2026–2028):
Almir Vicente Silva das Neves, Assespro; Maura Harumi Sugai Guerios, Universidade Positivo Ecohub; Nicolás Ramírez, Agência Curitiba de Desenvolvimento e Inovação; Vinicius Mello, Sebrae Paraná; Sérgio Bento, Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Inovação; José Zaleski, The Bets Health; Paulo Bonilha, Associação Comercial do Paraná (ACP); James Marins, Instituto Legado; Fabiola Daher David, Accelera Hub; Gislaine Queiroz, CCVB; e Rodrigo Schmidt, Fecomércio.