A 36ª edição do Congresso de Jovens Shalom (CJS) 2025 teve início nesta sexta-feira (17/10) e recebeu mais de 1500 pessoas em Curitiba. O CJS é promovido pela Comunidade Católica Shalom e apresentará até o domingo (19/10) palestras, celebrações religiosas e apresentações artísticas diversas. A escolha por Curitiba para cidade sede, marca o Jubileu de 25 anos da Comunidade Shalom, no sul do Brasil.
Descontão de primavera: Tarifa da Linha Turismo de Curitiba vai custar R$ 6 para moradores
#PartiuCuritiba: nova marca celebra o jeito curitibano de viver e receber o mundo
A abertura do evento foi com o DJ André, que uniu os participantes com louvor, música e dança. Em seguida foi Dom Adenis Roberto de Oliveira , bispo auxiliar de Curitiba, celebrou missa e relembrou a todos a importância do perdão e da comunhão com o semelhante. “O que se espera é que todos não é a perfeição, mas busquem a coerência entre a crença e a ação”, aconselhou o sacerdote.
Por fim foi apresentada a peça Tempo de Flores, produção que utiliza a alegoria das estações como fio condutor, mostrando a transição entre as estações do ano como metáfora da vida, mostrando situações em que todos podem se identificar e trazendo emoção e reflexão aos presentes.
Primeira vez no sul do país
Diego Rodrigo Silva de Oliveira, o responsável local pela missão Shalom em Curitiba explica que é a primeira vez que a CJS é celebrada no sul do país e que a capital paranaense foi escolhida devido à importância da cidade dentro do movimento carismático. “Nós recebemos aqui jovens de todos os estados brasileiros para que toda a Comunidade entenda a importância da evangelização nesta parte do país”, afirmou Diego.
Um exemplo de jovem que viajou para o CJS é a Bruna Taís de Oliveira Rodrigues, de 24 anos de idade. Ela veio com uma caravana de 83 pessoas vindas de Guarulhos (SP). Bruna diz que faz parte da Comunidade Shalom há 8 anos. “Vim renovar minha experiência com a primazia do carisma Shalom que é o amor de Cristo”, declarou a jovem. Ela disse também que é a primeira vez que visita a cidade que achou encantadora.
Monaliza Maria da Rocha, que coordena o trabalho com os jovens dentro da Comunidade Shalom relata que trazer o CJS para Curitiba marca o Jubileu da Esperança, um momento muito especial para os participantes “É uma oportunidade para pessoas de outras partes do Brasil experimentarem um pouco da cidade, da cultura, mas dessa religião que também é viva aqui”, opina Monaliza.
Serviço
Congresso de Jovens Shalom (CJS) – Edição Nacional 2025 Data: 17 a 19 de outubro de 2025
Local: Live Curitiba (R. Itajubá, 143 – Novo Mundo)
Inscrições