Diretrizes:
Ações pontuais de iluminação pública para proporcionar espaços urbanos seguros
Ações em áreas críticas diagnosticadas pela câmara técnica GGI (Gabinete de Gestão Integrada). Entre elas estão áreas socialmente vulneráveis e com os maiores índices de criminalidade, entorno de escolas e terminais de transporte coletivo, Caminhos de Luz, equipamentos culturais, pontos turísticos, novos empreendimentos habitacionais, ciclovias, unidades de saúde 24 horas, parques e praças e feiras noturnas.
Melhoria de iluminação pública próxima a pontos de ônibus
Segundo dados da Guarda Municipal, no período entre 18 horas e meia-noite ocorre a maioria das abordagens por parte de criminosos.
Substituição de lâmpadas de vapor de sódio por vapor metálico
Lâmpadas HDI de vapor metálico apresentam melhor índice de reprodução de cor branca, proporcionando melhor percepção de segurança.
Implantação e melhoria de iluminação pública em ciclovias e ciclorrotas do município
Melhorar a percepção de conforto e segurança pelo usuário, estimulando o uso das ciclovias e ciclorrotas.
Revitalização de iluminação pública em parques do município
Pontos de iluminação pública instalados há muitos anos. Em algumas áreas o solo é extremamente úmido, acelerando a deterioração de circuitos elétricos. Os equipamentos instalados estão em muitos casos tecnologicamente defasados.
Implantação e melhoria de iluminação pública em praças e jardinetes
Atualmente o sistema conta com uma iluminação ultrapassada, com baixa eficiência energética e luminotécnica, além do alto consumo de energia
Melhoria na eficiência energética e luminosa dos postes republicanos
Os postes de estilo republicano representam 1,4% do total de pontos de iluminação pública e consomem o equivalente a 3% da energia paga pelo município. Embora sejam elementos únicos na paisagem da cidade, eles apresentam uma baixa eficiência luminotécnica e alto índice de manutenção, como consequência de um circuito elétrico depreciado.
Melhoria no sistema de informação geográfica do parque de iluminação pública
Aquisição de um novo sistema de informação geográfica que permita a gestão e operação de toda a planta instalada de iluminação pública. O sistema atual não permite interação com as equipes de campo e manutenção, a atualização não é integrada e não permite atualização em tempo real.
Inventário do parque instalado
O inventário atualmente disponível foi realizado há mais de cinco anos, possuindo várias inconsistências. O inventário é um compromisso legal entre o município e a concessionária de energia com relação aos ativos de iluminação pública.
Atualização do PDI - Plano Diretor de iluminação pública do município
O atual plano diretor é focado no sistema viário do município e não contempla novas tecnologias. Uma atualização é necessária para a incorporação de sistemas inovadores orientados ao usuário.
Implantação do conceito de Iluminação Inteligente em parte do parque instalado
Estima-se um custo de R$ 50 milhões para integrar toda a planta de iluminação pública do município em um período de 10 anos. Este investimento sugere um investimento programado, sendo que o desempenho do sistema e suas vantagens deverão ser percebidos pela população ao longo do período.