Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
Semana de Estudos Pedagógicos

Conexão Educação debate ideias e detalha resultados do primeiro semestre

Conexão Educação debate ideias e detalha resultados do primeiro semestre. Curitiba, 04/07/2025. Foto: Luiz Costa/SME

O evento online Conexão Educação 100% Rede Municipal de Ensino, realizado nesta sexta-feira (4/7) no formato online, abordou diversos temas do dia a dia dos servidores da Educação e apresentou um balanço do primeiro semestre. O Conexão foi transmitido pelo YouTube da SME, nos períodos da manhã e da tarde: https://www.youtube.com/channel/UCoLZHKvQzLnLdeiNZvqAY2g

O secretário municipal da Educação, Jean Pierre Neto, deu as boas-vindas a todos e fez um balanço dos seis meses de gestão.

“Este encontro foi preparado com muito carinho, agradeço a cada um de vocês, fui aluno da Escola Municipal Omar Sabbag do pré ao 8º ano e sei o quanto a dedicação de vocês faz a diferença”, disse o secretário, que reforçou o compromisso com a qualidade na rede municipal de ensino. “Buscamos formações mais objetivas, apoio à prática pedagógica, espaços de escuta, melhoria dos processos, governança. Tenho visitado as unidades para ouvir o ponto de vista de vocês, isso é muito importante”, completou.

O objetivo é promover uma educação que valorize a conexão humana, incentivando o desenvolvimento integral de cada servidor, por meio de vínculos significativos, escuta ativa e aprendizagem com propósito.

“A qualidade da educação está dentro da sala de aula, no diálogo, no afeto, na escuta, é ali que a mágica acontece”, destacou.

O evento contou ainda com palestra de Renato Casagrande, executivo do setor educacional e autor de estudos e pesquisas nas áreas da educação e do desenvolvimento profissional.

Plano de carreira

O secretário reforçou o compromisso da gestão com a revisão do plano de carreira dos servidores. “Buscamos avanços no plano de carreira, a partir de uma análise técnica e jurídica e interlocução com os sindicatos e servidores”, pontuou Jean Pierre, que tem feito reuniões desde o início dos ano com os sindicatos, Sismuc e Sismmac. A última foi nesta quinta-feira (3/7), com o Sismmac.

Prestação de contas

Também foi apresentado o balanço destes seis meses. As equipes de Obras da SME visitaram 100% das unidades antes do início do ano letivo, em 12 de fevereiro, e realizaram cerca de cem reformas antes dessa data. O trabalho prossegue, e já são mais de 460 intervenções finalizadas desde janeiro, com investimento de R$ 10,4 milhões.

No período, foram distribuídos 286 mil itens brinquedos materiais de expediente mobiliário eletroeletrônico para todas as unidades (R$ 8 milhões investidos).

Em relação ao quadro de pessoal, foram contratados 400 professores Docência I, além de 285 agentes de apoio educacional PSS.

Escuta ativa

Desde o início do ano, os eventos Conexão Educação já reuniram, presencialmente, os representantes dos Núcleos, pedagogos e diretores de escolas e dos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) para debater diversos temas. Desta vez, o evento é para toda rede e exclusivamente online.

Os certificados serão emitidos e disponibilizados em até trinta dias após a finalização do evento.

CONSULTE AQUI o material da Semana de Estudos Pedagógicos - SEP 2025: https://educacao.curitiba.pr.gov.br/evento/cadernos-da-sep-2025/18401/4169

Presenças

Também participaram da transmissão, no Estúdio de Mídias da Educação, os superintendentes Giovani Vieira (Executivo), Vinícius Faraj (Infraestrutura e Logística) e Thalita Folmann da Silva (Gestão Educacional).