Ir para o conteúdo
banner

Começou a 51ª edição

Com a madrinha Bárbara Domingos, Jogos Escolares de Curitiba reúnem 4 mil estudantes

Cerimônia na Praça Oswaldo Cruz reuniu o prefeito Eduardo Pimentel e estudantes de 139 escolas públicas e privadas

O prefeito Eduardo Pimentel abre oficialmente os Jogos Escolares de Curitiba e do Paraná na Praça Oswaldo Cruz. Curitiba, 05/05/2026. Foto: Hully Paiva/SECOM

Texto: Henrique Giglio
Prefeitura de Curitiba

O prefeito de Curitiba, Eduardo Pimentel, abriu nesta terça-feira (5/5) a 51ª edição dos Jogos Escolares de Curitiba (JECs) e 72ª edição dos Jogos Escolares do Paraná. A cerimônia, na Praça Oswaldo Cruz, reuniu estudantes, professores, familiares e autoridades. Os jogos vão até 16 de maio.

Em 2026, a competição terá a participação de 139 escolas, entre instituições públicas e particulares da capital, e mais de 4 mil atletas participantes, com idades de 13 a 17 anos. Os vencedores desta etapa municipal avançam para os Jogos Escolares do Paraná (JEPs).

Parceria entre a Prefeitura de Curitiba e o Governo do Paraná, o evento tem como objetivo principal promover o desenvolvimento do esporte educacional, estimulando a convivência entre os jovens e reforçando valores como disciplina, respeito e espírito de equipe. Mais que competições, os Jogos Escolares representam um compromisso com a educação integral, promovendo a saúde física e emocional dos alunos e fomentando talentos esportivos.

“Vocês são um orgulho para Curitiba. Respeitem seus adversários, mas que vença o melhor, sempre dentro dos princípios do respeito e da ética esportiva. Contem com nosso apoio, pois Curitiba é reconhecida como a capital do esporte em nosso país. Sentimo-nos orgulhosos disso. Desfrutem plenamente destes dias! Professores, nosso muito obrigado. Que Deus nos abençoe e que o esporte da cidade continue a prosperar”, disse o prefeito Eduardo Pimentel.

O prefeito de Curitiba também parabenizou as alunas de ginástica rítmica da Escola Mercedes Stresser Associação de Assistência e Educação Especial. Comandadas pela professora Dora Castanho, as meninas fizeram uma apresentação muito especial na abertura dos jogos.

Nesta edição, os estudantes irão competir em dez modalidades, incluindo: atletismo, atletismo paradesportivo, basquetebol, futsal, Futsal paradesportivo, handebol, tênis de mesa, vôlei de praia, voleibol e xadrez.

Nesta edição a madrinha dos jogos é a ginasta Babi Domingos, incentivada pelo Programa de Incentivo ao Esporte e primeira brasileira a chegar em uma final individual olímpica na ginástica rítmica. Além de acender a pira dos jogos, Babi também aproveitou para incentivar os jovens atletas, já que ela também participou de varias edições dos jogos.

“É um prazer estar aqui presente hoje. Eu também eu já estive aqui, onde vocês estão, competindo, e meu conselho a todos vocês é acreditar nos sonhos de vocês, persistam. Independentemente do que aconteça no processo, na sua trajetória, a primeira pessoa que tem que acreditar nos seus sonhos são vocês mesmos. Então, acredite, persista e tenha bastante resiliência”, disse a campeã.

Para o secretário municipal de Esporte, Lazer e Juventude, Hideo Garcia, os jogos são uma grande oportunidade para que novos talentos surjam nas mais diversas modalidades esportivas.

“O que desejo expressar é que vejo aqui a concretização de inúmeros sonhos. Eu também já estive do outro lado, também tive meus sonhos: o sonho de ser atleta, de futebol, de ginástica, ou até mesmo professor. Portanto, aproveitem este momento. A melhor versão de vocês é o agora. Acreditem nisso”, afirmou o secretário.

Presenças

Compareceram o secretário de Estado do Esporte, Walmir Matos; o secretário do Governo Municipal, Marcelo Fachinello; a secretária da Mulher e Igualdade Étnico-Racial, Marli Teixeira Leite; o secretário municipal da Educação, Paulo Schmidt; e os vereadores de Curitiba, Euler de Freitas, Serginho do Posto, Renan Ceschin, João da 5 irmãos e a vereadora Meri Martins.