Um sentimento coletivo de orgulho marcou a tarde desta sexta-feira (28/11), na cerimônia de conclusão do Curso Mais Saúde com Agente em Curitiba. Este ano, 294 profissionais da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) concluíram a formação oferecida em parceria pelo Ministério da Saúde, Conselho Nacional de Secretarias Municipais da Saúde (Conasems) e Universidade Federal do Rio Grande do Sul. São Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e Agentes de Combate às Endemias que atuam nos bairros da cidade cotidianamente.
Com o auditório da UniBrasil lotado, a secretária municipal da Saúde, Tatiane Filipak, agradeceu a participação dos profissionais na formação e elogiou o empenho de cada em concluir o curso.
“Está muito lindo ver este auditório lotado de profissionais que se esforçaram e hoje recebem o certificado de conclusão de um curso essencial para o trabalho que desenvolvem”, elogiou a secretária.
“Os agentes de saúde são a nossa instituição dentro da casa das pessoas e nós queremos fortalecer esse trabalho, porque o município é representado por vocês junto à comunidade”, declarou.
A secretária elogiou o trabalho desenvolvido nos bairros e destacou a redução de mais de 90% dos casos de dengue na cidade. “Esse trabalho de mobilização foi encabeçado pelo nosso prefeito Eduardo Pimentel e vocês foram essenciais para o sucesso que alcançamos”, reforçou.
Histórias de sucesso e superação
Agente comunitária de saúde há 25 anos, Lenice Portes, 63 anos, vibrava e comemorava seu canudo com entusiasmo que contagiou todos. “Foi preciso muita perseverança e sacrifícios para chegar até aqui, mas valeu todo o esforço. Por isso eu me levantei e vibrei, por mim e por todos os meus companheiros de jornada”, revelou orgulhosa.
Segundo ela, o conhecimento adquirido já está sendo aplicado na prática e tem sido fundamental para o dia a dia e para a integração do trabalho com os agentes de endemias.
Incentivo ao aperfeiçoamento
Eva Lúcia dos Santos, 52 anos, trabalha como agente comunitária há 14 anos. Depois de frequentar as aulas do Mais Saúde com Agente, já pensa em fazer um curso técnico para aperfeiçoar ainda mais seu trabalho. Um dos conteúdos que mais a impactou foram as aulas de primeiros socorros, que, segundo ela, a ajudam na relação com a comunidade onde atua.
“Foi um divisor de águas, porque muitas das vezes a gente ia na casa do paciente e não sabia como agir com ele. E com o curso a gente aprendeu como lidar, como passar as informações e ajudar as pessoas. Foi muito bom, eu amei o curso”, disse a ACS com brilho nos olhos.
Para Jimmi Rodrigo dos Santos Furquim, agente de endemias há nove anos, o curso trouxe novos conhecimentos importantes.
“Eu achei um curso muito bom. Eu aprendi coisas novas, além do que eu já fazia no trabalho. Antes a gente ficava mais concentrado só no combate à dengue, mas pudemos saber sobre outros assuntos e trabalhar em parceria com os agentes comunitários e isso faz a diferença na vida das pessoas no território”, declarou.
Atividades
Durante todo ano de 2025, os profissionais participaram das aulas online, oferecidas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, e também tiveram aulas presenciais, com apoio de 13 preceptores locais, profissionais da SMS que se candidataram à função e foram escolhidos pela universidade.
Este ano, Curitiba teve recorde de participantes, somando 294 formandos. Em 2024, a SMS formou 122 agentes nessa plataforma.
A enfermeira Evelize Mayer atuou como preceptora no Distrito Sanitário CIC e destacou a superação dos alunos.
“Quando a gente começou era tanta coisa que eles estavam assustados e hoje eles estão plenos aqui todos sorridentes. Eles estão se sentindo muito orgulhosos por todo esse processo de educação, que foi muito rico. Foi um desafio cumprido”, analisou.
Programa
O Programa Mais Saúde com Agente busca fortalecer a Atenção Primária e a Vigilância em Saúde ao qualificar os ACS e ACE para atender às necessidades, principalmente, das comunidades em situações de vulnerabilidade social.
Os agentes de saúde têm um papel importante no fortalecimento do SUS, na prevenção e no controle de doenças nas comunidades, na promoção da saúde, além do cuidado e da mobilização social.
O programa realiza a formação desses profissionais, que atuam no contato com as famílias e o território, para que consigam identificar e monitorar mudanças nos fatores que afetam a saúde da população.
Presenças
Também participaram da cerimônia de conclusão do curso Mais Saúde com Agente a superintendente de Gestão da SMS, Jane Sescatto; a diretora de Atenção Primária à Saúde, Juliana Hencke; o coordenador de Vigilância Ambiental, André Pasdiora; a coordenadora dos preceptores, Eliane Amaral Mendes; e a representante do Conselho Municipal de Saúde, Malu Gomes.