O Conselho Municipal de Saúde (CMS) de Curitiba realizou, nesta segunda-feira (24/11), a primeira oferta da capacitação de conselheiros 2025, com o tema “Ser Conselheiro e Seu Impacto na Sociedade”. O encontro, realizado no Centro de Eventos Imap Barigui, reuniu cerca de 100 pessoas, entre convidados e conselheiros dos distritos da região norte de Curitiba: Matriz, Santa Felicidade, Boa Vista, Cajuru e Portão.
Prevista no Plano Municipal de Saúde, a capacitação é uma meta anual que visa fortalecer e aperfeiçoar o controle social.
“Nosso Conselho Municipal de Saúde é referência no Brasil e é muito bom ver esta sala repleta de pessoas que se dispõem a trabalhar para melhorar nosso sistema de saúde municipal. O desafio agora é trazer os jovens para o controle social da saúde, tarefa que cada um de nós precisa assumir”, disse o presidente do Conselho Municipal de Saúde, João Santana.
Para a secretária municipal da Saúde, Tatiane Filipak, o controle social é a democracia participativa na prática.
“Curitiba tem um dos melhores sistemas de saúde do país e isso é reflexo do cuidado que os conselheiros têm com as políticas públicas de nossa cidade. Tudo que fazemos é apresentado e aprovado nas comissões e nas reuniões do pleno. Juntos vamos aperfeiçoando cada vez mais nosso SUS Curitibano”, declarou Tatiane Filipak.
Entre as apresentações previstas, a secretária abriu a tarde de trabalhos abordando o tema do encontro e, na sequência, João Santana falou sobre a Participação Efetiva e o Papel dos Conselheiros de Saúde no SUS.
As residentes de Saúde Mental, Amanda Gaspar Ribas e Maria Eduarda Fand Muraro, que atuam sob a supervisão da psicóloga Flavia Adachi, falaram sobre autocuidado e orientaram os participantes numa oficina de automassagem.
A tarde contou ainda com a palestra magna Ser Conselheiro e Seu Impacto na Sociedade, proferida pela procuradora do Ministério Público, Simone Tavarnaro, e com a apresentação Cultivando Propósito, de Ana Carolina Schlotag, coordenadora de Gestão de Pessoas da Secretaria Municipal da Saúde.
A presidente do Conselho Distrital de Santa Felicidade, Wanda Moraes, mais uma vez marcou presença nos eventos do Conselho e agradeceu a oportunidade.
“A gente só aprende participando e desde 1984 tenho acompanhado a evolução deste conselho e do nosso SUS”, afirmou.
No dia 8 de dezembro, os conselheiros dos demais cinco distritos (Tatuquara, Bairro Novo, Pinheirinho, Boqueirão e CIC) poderão participar da segunda oferta da capacitação, que será realizada no auditório do Hospital Municipal do Idoso Zilda Arns. O evento também será aberto àqueles que não puderam participar do primeiro encontro.
A capacitação de conselheiros teve o apoio da Sanepar, que forneceu a água para os participantes, do Ceasa-PR, que ofertou uma linda mesa de frutas, e da Feas.
Também participaram do evento o 1º secretário da mesa diretora, Woldir Wosiack Filho; a 2ª secretária, Malu Gomes; o diretor-geral da Feas, Sezifredo Paz; e Joari Stahlschimid, representando a deputada estadual Márcia Huçulak.