Ir para o conteúdo
Controle Social

Cerca de 100 pessoas participam da primeira oferta da capacitação de conselheiros de Saúde 2025

Secretária da Saúde, Tatiane Filipak, participa da capacitação dos conselheiros de saúde 2025. Curitiba, 24/11/2025. Foto: Ricardo Marajó/SECOM

O Conselho Municipal de Saúde (CMS) de Curitiba realizou, nesta segunda-feira (24/11), a primeira oferta da capacitação de conselheiros 2025, com o tema “Ser Conselheiro e Seu Impacto na Sociedade”. O encontro, realizado no Centro de Eventos Imap Barigui, reuniu cerca de 100 pessoas, entre convidados e conselheiros dos distritos da região norte de Curitiba: Matriz, Santa Felicidade, Boa Vista, Cajuru e Portão.

Prevista no Plano Municipal de Saúde, a capacitação é uma meta anual que visa fortalecer e aperfeiçoar o controle social.

“Nosso Conselho Municipal de Saúde é referência no Brasil e é muito bom ver esta sala repleta de pessoas que se dispõem a trabalhar para melhorar nosso sistema de saúde municipal. O desafio agora é trazer os jovens para o controle social da saúde, tarefa que cada um de nós precisa assumir”, disse o presidente do Conselho Municipal de Saúde, João Santana.

Para a secretária municipal da Saúde, Tatiane Filipak, o controle social é a democracia participativa na prática.

“Curitiba tem um dos melhores sistemas de saúde do país e isso é reflexo do cuidado que os conselheiros têm com as políticas públicas de nossa cidade. Tudo que fazemos é apresentado e aprovado nas comissões e nas reuniões do pleno. Juntos vamos aperfeiçoando cada vez mais nosso SUS Curitibano”, declarou Tatiane Filipak.

Entre as apresentações previstas, a secretária abriu a tarde de trabalhos abordando o tema do encontro e, na sequência, João Santana falou sobre a Participação Efetiva e o Papel dos Conselheiros de Saúde no SUS.

As residentes de Saúde Mental, Amanda Gaspar Ribas e Maria Eduarda Fand Muraro, que atuam sob a supervisão da psicóloga Flavia Adachi, falaram sobre autocuidado e orientaram os participantes numa oficina de automassagem.

A tarde contou ainda com a palestra magna Ser Conselheiro e Seu Impacto na Sociedade, proferida pela procuradora do Ministério Público, Simone Tavarnaro, e com a apresentação Cultivando Propósito, de Ana Carolina Schlotag, coordenadora de Gestão de Pessoas da Secretaria Municipal da Saúde.

A presidente do Conselho Distrital de Santa Felicidade, Wanda Moraes, mais uma vez marcou presença nos eventos do Conselho e agradeceu a oportunidade.

“A gente só aprende participando e desde 1984 tenho acompanhado a evolução deste conselho e do nosso SUS”, afirmou.

No dia 8 de dezembro, os conselheiros dos demais cinco distritos (Tatuquara, Bairro Novo, Pinheirinho, Boqueirão e CIC) poderão participar da segunda oferta da capacitação, que será realizada no auditório do Hospital Municipal do Idoso Zilda Arns. O evento também será aberto àqueles que não puderam participar do primeiro encontro.

A capacitação de conselheiros teve o apoio da Sanepar, que forneceu a água para os participantes, do Ceasa-PR, que ofertou uma linda mesa de frutas, e da Feas.

Também participaram do evento o 1º secretário da mesa diretora, Woldir Wosiack Filho; a 2ª secretária, Malu Gomes; o diretor-geral da Feas, Sezifredo Paz; e Joari Stahlschimid, representando a deputada estadual Márcia Huçulak.