Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
Curitiba 326 anos

Cidade expande atendimento especializado aos estudantes com deficiência

Tatuquara ganha Centro de Atendimento Educacional Especializado, CMAEE Branca Casagrande Sabbag, na Rua da Cidadania do Tatuquara. Curitiba, 05/04/2019 Foto:Cesar Brustolin/SMCS

A atenção ao ensino especial ganhou reforço na Regional Tatuquara com a inauguração, nesta sexta-feira (5/4), do Centro Municipal de Atendimento Educacional Especializado (CMAEE) Branca Casagrande Sabbag. Localizado na Rua da Cidadania, é a 9ª unidade da cidade voltada ao apoio especializado às crianças e aos estudantes com deficiência, autismo, altas habilidades e transtornos funcionais específicos da aprendizagem.

A entrega do equipamento para a comunidade, que há décadas reivindicava um CMAEE na região, foi feita pelo prefeito Rafael Greca, acompanhado da secretária municipal da Educação, Maria Sílvia Bacila. A inauguração faz parte da programação de aniversário de 326 anos de Curitiba, celebrados no último dia 29 de março.

Com capacidade para atender 130 crianças e estudantes, o CMAEE vai servir como apoio ao processo de inclusão desenvolvido nas 15 escolas e 22 Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) da Regional Tatuquara. Até agora, esse público era atendido no Pinheirinho e no Bairro Novo.

“A nossa visão é de que quanto mais a cidade gerar igualdade de oportunidades melhor cidade será”, disse o prefeito. “Dona Branca foi uma militante da causa da inclusão e colaborou com o seu trabalho para revogar o preconceito e melhorar a vida de pessoas com deficiência”, destacou o prefeito

No CMAEE Branca Sabbag, os curitibinhas receberão os cuidados de pedagogos e professores especializados nas áreas visual e auditiva em serviços de estimulação essencial, pedagogia, atendimento nas áreas auditiva e visual e passarão por avaliações. Os atendimentos terão início na segunda-feira (8/5).

A secretária da Educação destacou que a entrega do CMAEE simboliza como a rede municipal da educação parabeniza a cidade. "Fazer o bem reverbera o infinito. As crianças daqui precisavam de um centro na região para receber as intervenções pedagógicas especializadas próximo de suas unidades escolares”, disse Maria Sílvia.

Ela lembrou que este é o terceiro CMAEE inaugurado por Greca na cidade, uma vez que as unidades das regionais Boa Vista e Cajuru foram abertas durante a primeira gestão do prefeito.

A diretora do Departamento de Inclusão e Atendimento Educacional Especializado (DIAEE), Gislaine Coimbra Budel, ressaltou a importância de um centro na região, que concentra 10% dos estudantes da rede municipal. São quase 13 mil crianças e estudantes atendidos nas unidades escolares dos bairros Campo de Santana, Caximba e Tatuquara.

Branca Sabbag

A professora Branca Casagrande Sabbag foi especialista em puericultura e em Educação e Prevenção Sanitária. Casada com Omar Sabbag, prefeito de Curitiba de 1967 a 1971, foi uma das fundadoras da primeira Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) do Paraná. Foi uma das criadoras da Fundação Ecumênica de Proteção ao Excepcional e trabalhou na implantação do Centro de Pesquisas para realização do Teste do Pezinho, exame hoje obrigatório nos recém-nascidos.

“É o coroamento de uma vida dedicada às pessoas com deficiência. Minha mãe foi uma mulher empreendedora, entusiasta e defensora dos direitos à saúde e educação”, disse Liliane Sabbag, filha da homenageada

Participaram da inauguração o vereador Professor Wolnei e os familiares de Branca Sabbag: os filhos Omar Sabbag Filho e esposa, Denise Sabbag, Marcelo Sabbag e a esposa, Márcia Sabbag, além da irmã Chloris Casagrande Justen e da cunhada Mariza Sabbag Andreguetto. Também compareceram a diretora da unidade, Claudia Cassenoti, e o administrador regional do Tatuquara.

Saiba mais sobre os CMAEEs: http://http://www.educacao.curitiba.pr.gov.br/conteudo/cmaee/3792