No próximo sábado (8/11), a Caravana Étnico-Cultural estaciona no Memorial de Curitiba para a última parada do ano, com um evento aberto ao público e gratuito, das 14h às 18h, repleto de cultura e diversidade. Neste ano, a Caravana já passou pelo Tatuquara, Bairro Novo e Cajuru e agora finaliza a temporada na Regional Matriz.
Promovida pela Secretaria da Mulher e Igualdade Étnico-Racial (Smir), a Caravana busca dar visibilidade às populações negra (pretos e pardos), indígena e cigana, reconhecendo e celebrando suas histórias, tradições e contribuições para a cidade. A ação abre o Mês da Consciência Negra em Curitiba. A programação irá até 20 de novembro e será divulgada em breve.
Quem for prestigiar o evento poderá conhecer contos e narrativas tradicionais da África com uma contação de histórias, curtir uma roda de samba, participar de um aulão de ritmos e assistir a um show da cantora de música popular e regional brasileira Janine Mathias. Também durante a tarde, membros da comunidade que contribuem para o fortalecimento das identidades étnicas de Curitiba serão homenageados.
Além das apresentações culturais selecionadas por meio de edital da Fundação Cultural de Curitiba, o evento conta com a participação de empreendedores e expositores dessas comunidades em uma feira, em parceria com o Instituto Municipal de Turismo. 
A ação também realiza atividades complementares ao longo da semana nos equipamentos das regionais. Na Matriz, serão promovidas oficinas de letramento racial, que é processo pedagógico de desconstrução de práticas e pensamentos racistas, com alunos e equipe da Escola Municipal Irmãos Rebouças, nos dias 6 e 7 de novembro.
A Caravana Étnico-Cultural integra o Plano de Governo Curitiba que Acompanha, dentro do eixo Curitiba Inclusiva – Inserção Social, e conta com apoio da Fundação Cultural de Curitiba, do Instituto Municipal de Turismo e da Secretaria Municipal de Esporte, Lazer e Juventude.
Programação
- 14h - Abertura 
 - 14h às 18h - Feira de empreendedores étnicos
 - 14h10 - Djelya - Contação de Histórias da África
 - 15h - Korin Lewa samba de Roda
 - 15h50 - Homenagens para lideranças da comunidade
 - 16h10 - Adilton Black - Aulão de Ritmos Afro
 - 17h - Show de Janine Mathias 
 - 18h - Encerramento