A Caravana Étnico-Cultural retoma sua programação neste sábado (20/9) com a primeira edição de 2025, que será aberta na Praça Santa Rita, no Tatuquara. O evento, promovido pela Secretaria da Mulher e Igualdade Étnico-Racial, integra o Plano de Governo Curitiba que Acompanha, dentro do eixo Curitiba Inclusiva – Inserção Social.
A Caravana tem como objetivo dar visibilidade às populações negra (pretos e pardos), indígena e cigana, valorizando sua história, cultura, saberes e fazeres. Além das atrações culturais, contratadas por meio de edital da Fundação Cultural de Curitiba, o projeto também prevê a seleção de produtos e empreendedores dessas comunidades, em parceria com o Instituto Municipal de Turismo.
“A proposta é aproximar a população dessas expressões culturais, promover ações afirmativas e ampliar o conhecimento sobre a contribuição dessas etnias para a cidade, como forma de combater o racismo e todas as formas de violência”, destaca Maria Tereza Rosa, diretora de Promoção à Igualdade Étnico-Racial.
A programação acontece sempre aos sábados, das 14h às 18h, com atividades complementares ao longo da semana nos equipamentos das regionais.
Calendário da Caravana Étnico-Cultural
- 20/09 – Regional Tatuquara (Praça Santa Rita, Travessa Milton Derviche, s/n)
- 04/10 – Regional Bairro Novo (Clube da Gente do Bairro Novo)
- 18/10 – Regional Cajuru (Rua da Cidadania do Cajuru)
- 08/11 – Regional Matriz (Memorial de Curitiba)