Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade 156 Acesso à informação
Ajuda e esperança

Caps Tatuquara completa um ano no apoio a pacientes e familiares

Caps Tatuquara Comemoração de 1 ano de funcionamento. Curitiba, 20/02/2020. Foto: Levy Ferreira/SMCS

 

“Eu estaria na rua”. Lágrima contida, o aposentado em luta contra o alcoolismo diz qual seria seu destino se não tivesse buscado o auxílio do Centro de Atenção Psicossocial Tatuquara. Ele, Jaime Pereira, 66 anos, é um dos 880 atendidos ali desde a inauguração do Caps, há um ano.

O aniversário da unidade foi festejado nesta quinta-feira (20/2) com bolo e vela. Alguns dos 211 pacientes em tratamento comemoraram junto com familiares e a equipe. Jaime brindou com refrigerante. “Estou 80% recuperado graças ao Caps”, admite, depois de oito meses de assistência.

“Nós trabalhamos para que as pessoas possam viver mais e melhor”, conta a secretária municipal da Saúde, Márcia Huçulak.

Antes do Caps Tatuquara ser inaugurado, os moradores que tinham problemas relacionados a álcool, drogas e transtorno mental precisavam se deslocar até o Portão ou ao Bairro Novo para buscar ajuda. "O prefeito Rafael Greca queria que as pessoas estivessem mais próximas do atendimento e isso foi feito", lembra a secretária.

Territorial

Segundo a coordenadora da Saúde Mental da secretaria, Flávia Adachi, o Caps funciona no modelo territorial, articulado com equipes da Atenção Primária à Saúde. “Esse olhar integrado favorece e amplia o acesso e o cuidado às pessoas que sofrem devido ao transtorno mental ou ao  uso de drogas”, explica.

Divididos em atividades como horta e jardinagem, os pacientes recebem acompanhamento psicológico, assim como suas famílias. “Eu vivo um dia de cada vez”, revela o porteiro Thiago Galdino de Almeida, 29 anos, pai da pequena Luna, de 7 meses, observado pela esposa Manuela, 35 anos.

Motivação

“Ele está mais calmo, sim”, concorda Manuela, que vê a acolhida do marido pelo Caps como “um ajuste na família”, antes ameaçada pelo consumo de álcool e drogas do rapaz. Ali, três vezes por semana, entre ações e terapias, Thiago Almeida renova compromissos e esperanças. O bebê que carrega no colo é mais uma inspiração. “Só por hoje”, sorri.

O  Caps Tatuquara fica na Rua Marcos Bertoldi, 100, no Tatuquara.