Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
Já colaborou?

Campanha do Agasalho da Prefeitura de Curitiba ultrapassa 100 mil peças arrecadadas

Campanha do Agasalho da Prefeitura de Curitiba ultrapassa 100 mil peças arrecadadas. Curitiba, 27/06/2025. Foto: Sandra Lima

Lançada em 16 de maio, a Campanha do Agasalho 2025 da Prefeitura de Curitiba já arrecadou 104.756 peças - roupas, calçados, cobertores e itens de cama. A ação, coordenada pela Fundação de Ação Social (FAS), tem o objetivo de proteger do frio as pessoas em situação de vulnerabilidade social atendidas pela rede municipal. A meta da campanha, que vai até 22 de setembro, é ultrapassar a quantidade recebida em 2024, de 342.750 peças.

Madrinha da campanha, a primeira-dama Paula Mocellin destaca a importância do engajamento coletivo. “Chegar a 100 mil peças só foi possível graças à solidariedade das pessoas e ao engajamento de empresas e grupos organizados, que se tornaram grandes parceiros nessa corrente do bem, ajudando com pontos de coleta e mobilizando as comunidades”, diz. “Essa união mostra a força de um gesto simples que aquece o corpo e também o coração. Afinal, quando a gente doa um agasalho, ganha um coração quentinho", completa.

Campanha continua

O presidente da FAS, Renan de Oliveira Rodrigues, fez um apelo para que a mobilização continue e reforçou a importância de a população doar roupas limpas e em bom estado. “Temos registrado temperaturas próximas de 0ºC em Curitiba e elas castigam ainda mais as pessoas que vivem em vulnerabilidade social, como aquelas que estão em situação de rua, que não possuem condições de se aquecer adequadamente nos dias e noites geladas.”

Ele também agradeceu o envolvimento da população e o empenho das equipes da FAS. “A solidariedade do curitibano mais uma vez faz a diferença. Nossas equipes estão comprometidas para que as doações cheguem rápido e com dignidade às famílias atendidas.”

Roupas masculinas são prioridade

Apesar do volume de doações, há um desequilíbrio entre os tipos de peças recebidas. Das 104.756 peças recebidas até o momento, 38.229 são femininas e 19.101 são infantis. Também foram contabilizados 4.543 pares de calçados, 2.137 itens de cama e 3.526 cobertores.

O apelo é por roupas masculinas. Apenas 15.666 peças masculinas foram recebidas até o momento. De acordo com o presidente da FAS, a quantidade é pequena comparada com a demanda que a FAS tem para atender, principalmente homens em situação de rua.

Além disso, 21.554 peças foram descartadas por estarem em mau estado, rasgadas, sujas ou manchadas. Em 2024, mais de 60 mil peças também foram inutilizadas pelo mesmo motivo.

Todo o trabalho de coleta, triagem, separação e destinação das doações é feito pelo Disque Solidariedade, da FAS.

Como doar

A Campanha do Agasalho 2025 conta com a colaboração de instituições de ensino, saúde, hotelaria, comércio e diversos setores da sociedade. As doações são distribuídas principalmente por meio dos Cras, Creas e das unidades de atendimento a pessoas em situação de rua.

Atualmente, há 210 pontos de coleta espalhados por toda a cidade. Interessados em se cadastrar como ponto de arrecadação podem escrever para o e-mail: disque@curitiba.pr.gov.br. O serviço Disque Solidariedade é o responsável pela triagem e destinação das doações.

Confira aqui os pontos de coleta disponíveis.