O árbitro assistente curitibano Bruno Boschilia, servidor da Secretaria Municipal do Esporte, Lazer e Juventude (Smelj), foi um dos destaques do Prêmio Brasileirão 2025, anunciado pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF) na segunda-feira (8/12). Boschilia foi eleito melhor árbitro assistente do ano, reconhecimento que consolida sua trajetória de excelência na arbitragem nacional.
A premiação ocorreu durante a cerimônia oficial que celebrou os destaques da Série A do Campeonato Brasileiro, reunindo atletas, técnicos, árbitros e profissionais que marcaram a temporada 2025.
Ao lado de Bruno Boschilia, também foram reconhecidos Rafael da Silva Alves, como assistente do ano, e Rodrigo José Pereira de Lima, eleito o melhor árbitro da competição. No comando da tecnologia, Caio Max Augusto Vieira recebeu o prêmio de melhor VAR, enquanto Helen Araujo foi a vencedora na categoria AVAR.
Orgulho
Curitibano, Boschilia atua como servidor público municipal desde setembro de 2007, exercendo a função de orientador na Smelj. Paralelamente à carreira no serviço público, construiu uma trajetória de destaque na arbitragem nacional e internacional. O servidor fez questão de agradecer a Prefeitura de Curitiba que tem papel fundamental em sua trajetória como servidor e como árbitro de futebol.
“Neste momento de grande alegria pela indicação a melhor árbitro assistente do Campeonato Brasileiro de 2025, gostaria de expressar o meu agradecimento à Prefeitura de Curitiba, em especial à equipe do Departamento de Incentivo ao Esporte da Smelj, pelo apoio recebido durante todo o ano. Tenho muito orgulho de ser servidor municipal e poder levar o nome da cidade através do esporte para todo o país”, disse Boschilia.
Desde 2002 ele integra o quadro de arbitragem da Federação Paranaense de Futebol; em 2008 passou a atuar pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF); e, desde 2014, faz parte dos quadros da Fifa e da Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol).
Ao longo da carreira, Boschilia participou de algumas das principais competições do calendário esportivo mundial, entre elas a Copa do Mundo FIFA 2022, no Catar; Copa do Mundo de Clubes Fifa 2025, nos Estados Unidos; Mundial de Clubes FIFA 2018, em Abu Dhabi; Copas América 2016 e 2024; Mundial Sub-20 FIFA 2015, na Nova Zelândia, além de jogos de eliminatórias para Copas do Mundo, Libertadores da América e competições nacionais.
O secretário Municipal de Espore, Lazer e Juventude, Professor Euler, também fez questão de parabenizar Boschilia.
“É um orgulho para nossa Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude contar com um profissional tão qualificado no futebol mundial. Agora desejamos que ele seja selecionado para a próxima Copa do Mundo que acontece em 2026”, afirmou o secretário.