Ir para o conteúdo
Traição Entre Amigas

Bruno Barreto lança novo filme com sessão especial em Curitiba, cenário da produção

Pré estréia de Traição Entre Amigas com a presença do diretor Bruno Barreto. Curitiba, 10/12/2025. Foto: Cido Marques/FCC

Traição entre Amigas, novo filme de Bruno Barreto, estrelado por Larissa Manoela e Giovanna Rispoli, estreia nesta quinta-feira (11/12) nos cinemas de todo o Brasil. Curitiba, eixo principal das filmagens, ganhou uma pré-estreia especial, com a presença do diretor, nesta quarta-feira (10/12), no Cine Passeio.

Baseado no primeiro livro de Thalita Rebouças, o filme é distribuído pela Imagem Filmes. Embora o romance original de Thalita se desenvolva entre Rio de Janeiro e Nova Iorque, a adaptação cinematográfica desloca a maior parte da ação para Curitiba.

A sessão especial em Curitiba foi fechada para a equipe que trabalhou com Bruno na produção e para convidados. Na plateia estava Andrea Lerner, filha do ex-prefeito e urbanista Jaime Lerner, a quem Bruno prestou homenagem. “Gravar esse filme em Curitiba foi um sonho. Eu sou apaixonado pela cidade desde que vim pela primeira vez com 18 anos de idade, quando o prefeito era o Jaime Lerner. Por isso eu dediquei o filme a ele”, afirma o diretor. 

Curitiba Film Commission

Boa parte das gravações aconteceram em Curitiba, com apoio da Curitiba Film Comission, agência municipal de fortalecimento da produção audiovisual. A Curitiba Film Comission é formada pela Fundação Cultural de Curitiba (FCC), Instituto Municipal de Turismo (IMT) e Secretaria Municipal da Comunicação Social (Secom).

Bruno Barreto é uma espécie de padrinho da Curitiba Film Commission. Ele participou em 2023 da instalação do Comitê da Film Commission curitibana, quando esteve na capital para prostectar as locações para o filme Traição Entre Amigas.

Participaram da sessão especial do lançamento do filme no Cine Passeio a presidente do Instituto Curitiba de Arte e Cultura, Juliana Midori, e o coordenador da Curitiba Film Commission, Gabriel Assunção.

Contrastes

A escolha de Curitiba como cenário não é apenas geográfica, ela redefine a identidade visual, emocional e estrutural do filme. Barreto buscava um cenário que oferecesse um ambiente urbano capaz de dialogar com as tensões internas das personagens. 

A fotografia explora o inverno curitibano, com paleta fria, luz difusa e tons monocromáticos, criando um ambiente que reforça o afastamento entre as protagonistas. Essa linguagem contrasta com a estética quente e saturada das cenas rodadas em Nova Iorque, intencionalmente opostas para marcar a divisão narrativa entre as duas trajetórias.

Cenários

As gravações de Traição Entre Amigas utilizaram alguns dos principais cartões-postais de Curitiba. O Teatro Guaíra sedia a sequência de abertura com uma apresentação teatral das protagonistas Luiza (Giovanna Rispoli) e Penélope (Larissa Manoela). A Ópera de Arame marca a cena de ruptura definitiva entre elas, enquanto o trajeto de trem entre Curitiba e Morretes reforça visualmente a distância entre as personagens. O Memorial Paranista serve de cenário para o encontro entre Luiza e Gabriel (André Luiz Frambach).

Elenco local 

O elenco também conta com talentos locais como Nathalia Garcia, atriz curitibana que interpreta Yana no filme. “Foi um filme muito grande e importante para cidade, principalmente porque Curitiba é uma capital que forma excelentes atores” fala Nathália que esteve presente na sessão especial do Cine Passeio.  Em Curitiba o filme empregou diretamente quase 100 pessoas, entre elenco e produção. 

Traição entre Amigas tem direção de Bruno Barreto, produção de Paula Barreto, roteiro de Thalita Rebouças e Marcelo Saback, e distribuição da Imagem Filmes. 

Sinopse

Penélope (Larissa Manoela) e Luiza (Giovanna Rispoli) sempre foram inseparáveis, até que uma escolha errada coloca a amizade à prova e muda o rumo de suas vidas. Entre mágoas, romances e reflexões, elas descobrem que amadurecer é bem mais complicado do que parece. 

Enquanto Penélope tenta a sorte como atriz em Nova Iorque, Luiza mergulha no universo da música. E no meio de tantas mudanças, elas vão descobrir que toda amizade tem amor, promessas e segredos, mas que também tem limites.

Bruno Barreto

Aos 20 anos, o cineasta Bruno Barreto entrou para a história do cinema brasileiro ao dirigir Dona Flor e Seus Dois Maridos. Ao longo da carreira, assinou títulos de crítica e público como A Estrela Sobe, Amor Bandido, Romance da Empregada, O Que É Isso, Companheiro?, indicado ao Oscar de Filme Estrangeiro em 1998. 

A trajetória do cineasta tem ainda a comédia Voando Alto, com Gwyneth Paltrow e Mike Myers; Bossa Nova, com Amy Irving e Antonio Fagundes; Carried Away, com Dennis Hopper e Amy Irving; Última Parada 174 — selecionado como representante do Brasil ao Oscar de Melhor Filme Internacional – e Flores Raras.

Para a HBO Max, Bruno dirigiu O Hóspede Americano, minissérie em quatro capítulos estrelada por Aidan Quinn e Chico Diaz como Theodore Roosevelt e Cândido Rondon, respectivamente, que reconstitui a expedição de 1914 pelo norte do Mato Grosso — uma das maiores produções da HBO na América Latina.

Mais recentemente, Bruno dirigiu os longas Vovó Ninja, com Glória Pires e a filha Cléo, Férias Trocadas, com Edmilson Filho e Klara Castanho, e agora, Traição Entre Amigas, com Larissa Manoela.