Modelos, designers, empresários do ramo de tecidos e profissionais da moda participaram, nesta quarta-feira (9/7), do lançamento do Boqueirão Fashion 2025 no Salão Nobre do Palácio 29 de Março, sede da Prefeitura de Curitiba. Eles foram recebidos pelo prefeito Eduardo Pimentel.
Este ano, o maior evento público de moda do Brasil será realizado no período de 28 de julho a 1° de agosto, na Rua da Cidadania do Boqueirão, e traz uma novidade: o Boqueirão Fashion Kids, que vai abrir a passarela da moda para os pequenos, que vão participar de desfiles de roupas voltadas ao público infantil. As oficinas kids vão acontecer no período de 23 a 25 de julho.
Espaço para as crianças
O prefeito Eduardo Pimentel participou do lançamento e parabenizou os organizadores pala iniciativa de incluir as crianças no evento. “Grande ideia fazer este trabalho com as crianças e agora não pode acabar mais. Ampliem esta ação a partir do ano que vem”, pediu o prefeito.
OUÇA AQUI
Eduardo Pimentel, prefeito.
Eduardo Pimentel também frisou o apoio da Prefeitura para o evento e pediu aos vereadores para que ele seja incluído no calendário oficial do município.
“O Boqueirão Fashion tem vez e voz na minha administração. E se preparem, porque está garantido pelos próximos quatro anos o apoio total da nossa gestão ao evento, porque eu quero, vocês querem, a cidade quer continuar ampliando esse que é mais do que um desfile, pois envolve toda a cadeia produtiva da indústria da moda”, disse Eduardo Pimentel.
No verão e no inverno
Durante o evento, foi lançada a ideia de realizar o Boqueirão Fashion duas vezes ao ano: no inverno e no verão. Para o administrador da Regional Boqueirão, Zeca Melo, se isso se concretizar, o Boqueirão Fashion será de fato um evento que dura o ano todo.
“O Boqueirão Fashion é um evento que não envolve só aquela semana, envolve todos, durante todo ano, com a sua preparação. É um sonho nosso que no ano que vem a gente consiga realizar dois eventos, um no inverno e outro no verão”, disse o administrador.
OUÇA AQUI
Zeca Melo, administrador regional.
Para o coordenador do Boqueirão Fashion, Júnior Gabardo, o crescimento do evento de moda ao longo dos anos é evidente. Ele citou que atualmente todas as escolas, cursos e faculdades de Curitiba estão envolvidas com a iniciativa.
Trabalho realizador
Júnior relatou também que 40 das 80 modelos selecionadas para participar dos desfiles vieram da comunidade, pelo casting aberto que foi realizado em junho.
“O Boqueirão Fashion promove a criatividade das pessoas, não somos um evento comercial, não estamos lá para vender. Estamos lá para mostrar o trabalho dos criadores da cidade”, citou.
OUÇA AQUI
Júnior Gabardo, coordenador do Boqueirão Fashion 2025
O secretário do Governo Municipal, Marcelo Fachinello disse que a realização da nona edição do Boqueirão Fashion foi garantida pelo prefeito Eduardo Pimentel desde o primeiro momento do mandato.
OUÇA AQUI
Marcelo Fachinello, secretário do Governo Municipal.
Nove edições ininterruptas
O presidente da Fundação Cultural de Curitiba (FCC), Marino Galvão Júnior, falou que Curitiba tem um carinho especial pelo Boqueirão Fashion, que vem sendo realizado de forma ininterrupta, inclusive no período da pandemia, quando foi realizada uma edição online.
OUÇA AQUI
Marino Galvão Júnior, presidente da FCC.
Abertura será no dia 28 de julho
A data de abertura do Boqueirão Fashion será 28 de julho, com exposição de fotos. Os desfiles estão programados para acontecer nos dias 29, 30, 31 de julho e 1º de agosto. Uma das novidades do evento deste ano é a apresentação de filmes curtos (fashion films), durante o intervalo dos desfiles.
Considerado o maior evento público de moda do Brasil, a edição deste ano vai envolver 256 designers e mais de 80 modelos. A nona edição vai trazer looks inspirados nos trabalhos da artesã Efigênia Rolim, a Rainha do Papel de Bala; do poeta e músico Plá (Ademir Antunes); do artista Poty Lazzarotto, autor de obras famosas presentes na paisagem urbana de Curitiba, como o monumento ao 1º Centenário do Paraná, na Praça 19 de Dezembro, dentre outros.
Presenças
Participaram do lançamento, os secretários Marc Souza (Comunicação Social) e Professor Euler (Esporte, Lazer e Juventude); o presidente do Instituto Municipal de Turismo, Rodrigo Swinka; vereadores Serginho do Posto, Beto Moraes, João da Loja Cinco Irmãos, Thiago Zeglin e Lorens Nogueira; a presidente do Sindicato de Modelos e Manequins do Paraná (Simm/PR), Fisako Kawasaki; a coordenadora de moda da Universidade Positivo, Gabriela Vargas; a supervisora da área têxtil do Senai/PR, Roseli do Pilar Monteiro Stencel; José Ost, do Centro Europeu; Leonardo Gonçalves Rodrigues da Silva, da PUC/PR; além de representantes das agências de modelos e lojistas da Rua Bley Zornig.