A Urbs iniciará nesta quinta-feira (29) a sinalização para implantação de vagas de Estacionamento Regulamentado (EstaR) na avenida João Gualberto. Serão no total 184 vagas no trecho de 13 quadras entre as ruas Luiz Leão e Moyses Marcondes. Deste total 122 vagas serão para carros com até 1,8 tonelada; nove para carga e descarga; 12 de parada livre por 15 minutos com pisca alerta ligado e 28 exclusivas para idosos. Áreas de táxi estarão em quatro pontos ao longo do trecho.
A implantação das vagas vai começar com a colocação das placas e, em seguida, com a pintura das faixas. A previsão é que o trabalho seja finalizado até meados da próxima semana, quando agentes de trânsito da Urbs vão fazer a orientação dos motoristas alertando para a mudança. A fiscalização com autuação de quem não tiver o cartão do EstaR só será iniciada depois da semana de orientação.
Pedido da comunidade - A implantação das vagas atende reivindicação da comunidade que vive no entorno da avenida João Gualberto, um dos principais polos de comércio e serviços da cidade. O EstaR democratiza o uso da via pública garantindo a rotatividade da ocupação das vagas o que beneficia o comércio.
O tempo máximo para uso das novas vagas será de duas horas e a exigência do cartão será de segunda a sexta-feira das 9h às 19h e aos sábados das 9h às 14h. O cartão do EstaR custa R$ 1,50 a hora e pode ser adquirido na sede da Urbs que fica na Rodoferroviária; na unidade da Diretoria de Trânsito da rua Benjamin Constant,157, no centro; e nos núcleos da Urbs nas Ruas da Cidadania da Matriz da praça Rui Barbosa; Boa Vista, Boqueirão e Portão. O cartão também pode ser adquirido em outros 62 endereços comerciais disponíveis no site da Urbs (www.urbs.curitiba.pr.gov.br) clicando sobre a palavra Estar.
Por segurança, não há vagas de EstaR para deficientes ao lado das canaletas do ônibus, como é o caso da João Gualberto. Estas vagas ficam em pontos em que o embarque e desembarque de pessoas com deficiência possam ser feitos com segurança.
No caso das 28 vagas exclusivas para idosos, é importante lembrar que elas só podem ser utilizadas mediante colocação no painel tanto da credencial feita pela Urbs, quanto do cartão do EstaR. A credencial dá direito ao uso de vagas exclusivas mas não isenta do pagamento do EstaR. O uso destas vagas sem credencial é infração prevista no Código de Trânsito Brasileiro, sujeita a multa - atualmente em R$ 53,20 – e três pontos na Carteira Nacional de Habilitação.
No total, Curitiba tem 13.986 vagas de EstaR. Destas, cerca de 3,5 mil são não pagantes, reservadas por exemplo a táxis, pontos de ônibus, ambulâncias e parada livre de 15 minutos com pisca-alerta ligado. Do total de vagas de EstaR da cidade, 200 são exclusivas para portadores de deficiência e 467 para idosos.