Prefeitura Municipal de Curitiba 156 Acesso à informação
A semana na Prefeitura

Aumenta o Ideb de Curitiba, a cidade mais inteligente e conectada do País

Curitiba aumenta Ideb e segue como referência no ensino público. Foto: Luiz Costa/SMCS

Curitiba celebrou duas conquistas nesta semana. A cidade teve novo crescimento no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), o principal indicador da qualidade da educação no País.

Além disso, em apenas um ano da gestão do prefeito Rafael Greca, Curitiba levou o posto de cidade mais inteligente e conectada do Brasil, de acordo com o ranking Connected Smart Cities 2018. A capital paranaense ultrapassou São Paulo e ficou em primeiro lugar no levantamento geral. O prêmio foi recebido pelo prefeito em solenidade na capital paulista.

Greca também assinou nesta semana o edital de licitação para as obras do Terminal Tatuquara, grande anseio dos moradores da região Sul da cidade. Pelo terminal vão passar dez linhas de ônibus.


SEGUNDA-FEIRA

Secretaria de Obras conclui asfalto em 110 ruas, 71% a mais que em 2017

A Prefeitura anunciou que, desde o início deste ano, a Secretaria Municipal de Obras Públicas asfaltou 110 ruas de Curitiba. Houve crescimento de 71% em comparação a 2017, primeiro ano da gestão do prefeito Rafael Greca, quando foram asfaltadas 64 vias. Além das ruas prontas, há mais 93 com renovação de pavimento em andamento.

A recuperação da malha viária foi uma prioridade estabelecida pelo prefeito no início da gestão para que a cidade voltasse a ter o nível adequado de manutenção no menor tempo possível.

Semana da Pátria tem festa em todas as regionais

“É um sentimento maravilhoso fazer parte disso. Faz a gente acreditar em um futuro melhor para o Brasil.” Foi assim que o menino Adrian, de 14 anos, resumiu a sua participação no ato cívico realizado na Rua da Cidadania do Cajuru, a primeira a receber as comemorações da Prefeitura pela Semana da Pátria. Todas as regionais reuniram suas comunidades nesta semana para atos cívicos semelhantes.

Capital aumenta o Ideb e segue como referência no ensino público municipal

Referência no ensino público municipal, Curitiba teve novo crescimento no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), o principal indicador da qualidade da educação no País. O Ideb das escolas municipais para os anos iniciais do ensino fundamental (1º ao 5º) passou de 6,3 para 6,4 e superou em 3,2% a meta estabelecida pelo Ministério de Educação (MEC) para a cidade, que era de 6,2.

Os dados são referentes ao ano de 2017 e foram divulgados pelo Ministério da Educação. Com este desempenho, Curitiba continua com o melhor ensino público do país entre as capitais com mais de um milhão de habitantes.


TERÇA-FEIRA

Curitiba passa São Paulo e é eleita cidade mais conectada e inteligente do país

Curitiba conquistou o posto de cidade mais inteligente e conectada do Brasil, de acordo com o ranking Connected Smart Cities 2018, divulgado nesta semana. A capital paranaense ultrapassou São Paulo e ficou em primeiro lugar no levantamento geral.

O estudo, elaborado pela empresa de consultoria Urban Systems e divulgado durante o fórum Connected Smart Cities, avaliou cerca de 700 municípios e é feito com o objetivo de mapear as cidades com maior potencial de desenvolvimento no Brasil. O prefeito Rafael Greca foi a São Paulo receber o prêmio.


QUARTA-FEIRA

Arthur Moreira Lima e alunos do MusicaR conquistam a plateia no Cajuru

Mesmo com o frio, a quadra de esportes da Rua da Cidadania do Cajuru ficou lotada para o espetáculo gratuito do pianista Arthur Moreira Lima. O prefeito Rafael Greca estava entre as 400 pessoas que viram o concerto, aberto por 34 estudantes de escolas públicas integrantes do Musicar, projeto de musicalização nos bairros desenvolvido pela Fundação Cultural de Curitiba.


QUINTA-FEIRA

"Inovem, inventem seu emprego", diz Greca no lançamento do Bom Negócio - Vale do Pinhão

O prefeito Rafael Greca pediu a todas as pessoas que sonham empreender que invistam em capacitação e busquem sempre criar soluções para melhorar o dia a dia da população. “Inovem, inventem seu emprego e vamos construir uma Curitiba cada vez mais inteligente”, resumiu ele, no lançamento do Bom Negócio – Vale do Pinhão, no Teatro Guaíra. Na quinta-feira (6/9), o programa da Prefeitura começou a receber inscrições para a jornada de capacitação voltada a micro e pequenos empreendedores.

Prefeito lança licitação para a construção do Terminal Tatuquara

A região do Tatuquara, a décima e mais nova administração regional de Curitiba, vai ganhar um terminal multimodal de transporte. O edital de licitação para as obras foi lançado pelo prefeito Rafael Greca, na Rua da Cidadania. O terminal, que ficará ao lado da rua, fará a descentralização do transporte na região Sul da cidade. A construção do equipamento foi um dos compromissos assumidos por Greca durante a campanha eleitoral.