Crianças e adultos que querem praticar esgrima têm uma ótima oportunidade agora no mês de março. A modalidade olímpica é oferecida gratuitamente pela Secretaria Municipal do Esporte, Lazer e Juventude (Smelj) no Centro de Esporte e Lazer Afonso Botelho, no Água Verde.
As cinco turmas disponíveis estão com vagas em aberto. Quem tiver interesse em praticar o esporte que está presente desde a primeira edição dos Jogos Olímpicos modernos, em Atenas 1896, deve fazer um cadastro no portal Curitiba em Movimento. O portal da Smelj controla todo o sistema de matrículas nas 67 modalidades esportivas oferecidas gratuitamente nos Centros Esportivos da Prefeitura.
Pelo site também é possível encontrar todos os endereços dos Centros Esportivos e as atividades de cada local.
Dias e horários
As aulas de esgrima no CEL Afonso Botelho são às terças e quintas-feiras, das 9h30 às 10h30, para crianças de 7 a 9 anos, e das 10h30 às 11h30, para as crianças de 10 a 12 anos. Todos os alunos são do programa Escola + Esporte = 10 (EE10).
Também há uma turma à tarde, às terças e quintas-feiras, das 13h30 às 14h30, para idades de 10 a 17 anos.
No período da noite, às terças e quintas-feiras, as aulas são para adolescentes e adultos a partir de 14 anos, nos horários das 18h30 às 19h30 e das 19h30 às 20h30. Neste último horário o nível das aulas já é intermediário.
Segundo a coordenadora do CEL Afonso Botelho, professora Regiane Atallah, em todas as turmas e horários há vagas disponíveis. “Se tivermos bastante procura temos a possibilidade de abrir mais uma turma à tarde”, afirmou.
Inclusão
Nas aulas as crianças desenvolvem a concentração, atenção, disciplina, coordenação motora e equilíbrio. Três crianças que participam das aulas de esgrima têm transtorno do espectro autista.
Um dos alunos é o Leonardo Santa Rosa, de 8 anos. Ele participa das aulas gratuitas de esgrima desde outubro do ano passado. “Para ele está sendo excelente. É maravilhosa a estrutura aqui, muito boa, impressiona. O Leo é autista e aqui ele desenvolve muito a atenção e a habilidade motora fina”, disse Cláudio Santa Rosa, pai do aluno.
“A esgrima é um esporte elitista, mas aqui é gratuito e muitas pessoas não sabem que existe. Eu tenho recomendado bastante as aulas para nossos amigos”, completou Cláudio Rosa.
“Gosto das aulas, de lutar com a espada. Gosto de fazer o afundo, quando faço, eu ganho”, disse Leo, se referindo ao golpe da esgrima onde o lutador coloca a perna e o braço com a espada para frente para atingir o adversário.
Única no Brasil
O professor de esgrima Ícaro Zagrobelny afirmou que a estrutura do CEL Afonso Botelho é única no Brasil. Não existe outra cidade do país que ofereça aulas gratuitas de esgrima. Em média, em academias particulares as aulas custam em torno de R$ 250 por mês.
“Aqui as crianças aprendem técnicas e táticas do esporte, além de brincarem e socializarem também”, afirmou Zagrobelny.
Serviço
Centro de Esporte e Lazer Afonso Botelho (Rua Engenheiros Rebouças, 3.020, Água Verde)
Atendimento: de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 14h às 18h.
Atividades: alongamento, boxe, dança criativa, dança sem par, esgrima, futevôlei, ginástica, iniciação esportiva, luta olímpica, muay tay, pilates, ritmos e vôlei de praia.
Telefone: (41) 3323-6275
Cadastro para as atividades: curitibaemmovimento.curitiba.pr.gov.br