Os atletas curitibanos Gabriela Machado Penteado (categoria Júnior Feminino) e Vinícius Avi Sant’Ana (Sub-23 Masculino), além do técnico Homero Cachel, embarcaram nesta quinta-feira (09/10) para a Austrália, onde vão representar o Brasil no World Triathlon Championships Finals 2025, que será disputado de 16 a 19 de outubro, na cidade de Wollongong.
Os três integram a delegação oficial da Seleção Brasileira de Triathlon e são beneficiários do Programa Municipal de Incentivo ao Esporte da Prefeitura de Curitiba, por meio da Secretaria Municipal do Esporte, Lazer e Juventude (Smelj).
Antes da viagem, a equipe finalizou o período de preparação no Centro de Estágios e Formação Desportiva de Rio Maior, em Portugal, local referência para treinamento olímpico na modalidade. A escolha do centro de treinamento europeu contribuiu para a concentração, a adaptação ao fuso horário e a preparação final antes da chegada à Oceania.
“Para o Campeonato Mundial, apenas cinco atletas brasileiros garantiram vaga direta nas categorias de elite, diálogo e rendimento. Dois deles são de Curitiba, o que reforça o excelente trabalho desenvolvido na cidade. Como técnico, fui também selecionado para integrar a equipe brasileira, e estamos confiantes de que chegaremos prontos para representar bem o país”, destacou Homero Cachel, técnico da Seleção Brasileira de Triathlon.
O secretário municipal do Esporte, Lazer e Juventude, Professor Euler, desejou sucesso à delegação brasileira.
“O Programa Municipal de Incentivo ao Esporte existe exatamente para isso: apoiar nossos talentos e possibilitar que curitibanos cheguem ao mais alto nível do esporte mundial. Desejamos boa sorte à Gabriela, ao Vinícius e ao professor Homero, que com certeza farão bonito na Austrália”, afirmou o secretário.
A delegação brasileira no Mundial de Triathlon será composta por oito atletas das categorias Elite, Sub-23 e Júnior, selecionados conforme o ranking da World Triathlon e os critérios definidos pela Confederação Brasileira de Triathlon, alinhados ao projeto olímpico Los Angeles 2028.
Incentivo ao Esporte
O Programa Municipal de Incentivo ao Esporte permite o uso de recursos do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) no apoio a projetos esportivos e paradesportivos. Em 2025, a iniciativa apoia 646 projetos, sendo 549 atletas e paratletas e 97 instituições.
Desde a criação, há 23 anos, o programa apoiou 12 mil projetos, muitos deles de atletas que levaram Curitiba para as principais competições esportivas do mundo. É o caso do paratleta de vôlei sentado Anderson Rodrigues dos Santos, incentivado pela Prefeitura de Curitiba nos últimos sete anos, tempo em que participou de duas paralimpíadas, três mundiais e dois Jogos Parapan-americanos.
Serviço
Dúvidas sobre o programa, o protocolo e a documentação deverão ser encaminhados aos seguintes canais de contato:
Fones: (41) 3350-3747
E-mail: incentivo.tecnico@curitiba.pr.gov.br