Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
É bronze

Atleta incentivado pela Prefeitura de Curitiba conquista medalha no Pan-Americano Júnior de Assunção

Mais um curitibano conquista medalha nos Jogos Pan-Americanos. Na imagem, Júnior de Assunção, no Paraguai. Foto: Divulgação

Texto: Henrique Giglio
Secretaria Municipal da Comunicação Social (Secom)

O curitibano Leonardo Brandt é mais um atleta apoiado pelo Programa de Incentivo ao Esporte da Prefeitura de Curitiba que conquistou medalha nos Jogos Pan-Americanos Júnior de Assunção, no Paraguai. O bronze veio na maratona aquática, neste domingo (17/8). Leonardo fez dobradinha nacional no pódio da prova de 10 km masculina com Matheus Melecchi, que ficou com a prata. O mexicano Paulo Strehlke foi o vencedor.

“Fui muito feliz na prova, consegui garantir a medalha de bronze e poder representar o Brasil em competições como esta é muito gratificante. Agora é continuar treinando para garantir vaga no Pan-americano de Lima 2027”, disse Leonardo.

Além do apoio do Programa de Incentivo ao Esporte da Prefeitura de Curitiba, Leonardo contou com o comando técnico de Ken Hamada Sorgi, que também é incentivado pela Prefeitura de Curitiba.

Ouro no judô

Além de Leonardo, o atleta Gustavo Milano conquistou, na semana passada, a medalha de ouro no judô categoria -100kg nos Jogos Pan-Americanos Júnior Assunção 2025. Milano derrotou Daniel Liubimovski, dos Estados Unidos, e garantiu o lugar mais alto do pódio na competição que marca o início do ciclo para os Jogos Olímpicos de Los Angeles 2028.

Vinicius Avi Sant’Ana é mais um incentivado da Prefeitura que está na competição e vai busca medalha no triathlon na próxima sexta-feira (22/8).

Paracanoagem

Nesta semana, começa o Campeonato Mundial de Paracanoagem, que será disputado de 20 a 24 de agosto de 2025, em Milão (Itália), reunindo os melhores atletas do mundo na modalidade.

Dois atletas de Curitiba apoiados pelo programa de Incentivo ao Esporte estão entre os integrantes da Seleção Brasileira: Miqueias Elias Rodrigues (KL3 Masculino) - medalhista nos Jogos Paralímpicos Paris 2024 -, Adriana Gomes de Azevedo (KL1 Feminino) a servidora municipal Mari Christina Santilli (VL3 Feminino) também compõe a seleção. Além deles, o treinador Cleverson Silva dos Santos faz parte do time Brasil.

“Estamos aqui em Milão representando Curitiba e representando o Brasil nesse mundial tão importante. É uma competição importante, difícil, mas Vamos com tudo tentar as medalhas em nossas categorias”, disse Miqueias.

Além da disputa por medalhas, a competição vale pontos decisivos para o ranking mundial da categoria e conta para a corrida classificatória rumo aos Jogos Paralímpicos de Los Angeles 2028.

Esta é a segunda grande competição internacional da temporada e do novo ciclo olímpico, logo após a Copa do Mundo em Poznan, disputada em maio, na Polônia.