Prefeitura Municipal de Curitiba 156 Acesso à informação
Negócio próprio

Atendimentos nos Espaços Empreendedor crescem 15% no primeiro semestre

Os nove Espaços Empreendedor da Agência Curitiba atenderam 38 mil pessoas nos primeiros seis meses do ano, 9% mais do que no mesmo período do ano passado. Foto: Daniel Castellano / SMCS

 

Os nove Espaços Empreendedor da Agência Curitiba atenderam 38 mil pessoas nos primeiros seis meses do ano, 9% mais do que no mesmo período do ano passado. Foram 102 mil atendimentos no período, 15% acima do primeiro semestre de 2018.

Ligadas ao programa Curitiba Empreendedora da Agência Curitiba, as unidades do Espaço Empreendedor oferecem serviços gratuitos, como a formalização ou encerramento do MEI, emissão de alvará e realização da declaração anual.

Além disso, a pessoa pode obter informações contábeis sobre a empresa, como débitos em aberto e formas de quitação. O atendimento é feito por meio de um termo de cooperação técnica com o Sebrae/PR, que também oferece consultorias de profissionais e capacitação na gestão do negócio.

Empresômetro

O número de microempreendedores individuais (MEIs) vem crescendo 25% ao ano em Curitiba. Atualmente a cidade conta 106 mil microempreendedores individuais. O número já representa mais de um terço do total de empresas na cidade (302,8 mil), de acordo com dados da plataforma Empresômetro.  

O MEI é um sistema simplificado de formalização de empresa que fatura até R$ 81 mil por ano em que é possível ter benefícios como CNPJ, emitir nota fiscal e ter benefícios previdenciários.

“Com os Espaços Empreendedor buscamos facilitar a vida de quem tem ou está pensando em inovar com um negócio. As unidades estão sendo modernizadas dentro do conceito do Vale do Pinhão, pois os empreendedores precisam estar preparados para atender um consumidor cada vez mais exigente”, explicou Cris Alessi, presidente da Agência Curitiba.

Curitiba tem Espaços Empreendedor nas Ruas da Cidadania do Bairro Novo, Boa Vista, Boqueirão, Cajuru, CIC, Santa Felicidade, Fazendinha, Pinheirinho e Tatuquara.

Letícia Wolf Moura Justus, coordenadora dos noves Espaços Empreendedor, destaca ainda que, continuamente, todas as equipes das unidades passam por programas de capacitação para atender os MEIs de Curitiba e aqueles trabalhadores que pretendem abrir o seu próprio negócio.

A previsão para 2019 é fechar com 164 mil atendimentos e 64 mil pessoas atendidas, de acordo com Letícia.