A definição das bases do futuro programa Aprendiz Atleta foi o assunto da reunião de trabalho entre o prefeito em exercício, Paulo Martins, e a secretária municipal de Desenvolvimento Humano (SMDH), Amália Tortato. O encontro aconteceu nesta sexta-feira (11/7), na sede da Prefeitura.
O projeto da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Inovação (SMDEI), comandada por Martins, conseguiu R$ 945 mil junto ao Fundo Municipal da Criança e do Adolescente, sob gestão da SMDH. Isso viabiliza a ação em parceria entre as duas secretarias, a sociedade civil e a entidade, fazendo com que jovens atletas não desistam do esporte por causa da situação econômica familiar.
“É algo inédito no Brasil: uma iniciativa da Prefeitura de Curitiba, em parceria com a sociedade civil. Vamos detalhar essa novidade em breve, mas já estamos muito felizes. Acredito muito no potencial do esporte como caminho para o desenvolvimento social”, disse Martins.
Balanço de gestão
A secretária Amália Tortato também apresentou a Martins os resultados das ações da sua pasta - como a Programa Conecta Parcerias, de estímulo à autonomia financeira das Organizações da Sociedade Civil (OSC) parceiras. “Vocês estão de parabéns por articular iniciativas tão necessárias nessa área sensível de governo”, completou o prefeito em exercício.
Amália agradeceu o reconhecimento e destacou a importância da adesão às ações propostas. “Construir políticas públicas que impactem na vida das pessoas é a razão de ser da nossa nova secretaria, o que só se torna possível com o envolvimento de outros órgãos da Prefeitura e da sociedade organizada”, afirmou ela.
Participaram da reunião o superintendente da SMDEI, Bernardo Santoro Machado; o diretor de qualificação para o Trabalho, Fabiano Vilaruel; e o superintendente da SMDH, Carlos Eduardo Pijak Júnior.