Prefeitura Municipal de Curitiba 156 Acesso à informação
Meu Pré-Natal

Aplicativo Saúde Já agora tem função para a futura mãe acompanhar a gestação

Aplicativo Saúde Já tem função para acompanhar a gestação. - Na imagem, o vendedor Maikel Alexsander Nascimento Kanderski; 28 anos, professora Bruna Carmelis Lemos de Andrade, 29 anos. Foto: Isabella Mayer/SMCS

O aplicativo Saúde Já Curitiba agora apresenta às gestantes informações sobre todas as fases de desenvolvimento do feto, galeria de imagens, respostas a dúvidas frequentes e calculadora de contrações, que avisa qual é o momento correto de ir para a maternidade na hora do parto.

Para as futuras mamães acompanhadas pela Rede Mãe Curitibana Vale a Vida da Prefeitura é possível também acessar a agenda do pré-natal e informações sobre a maternidade de referência, incluindo um tour virtual pela instituição a que estão vinculadas.

A atualização que incluiu a função Meu Pré-Natal está disponível desde março. “A nova função facilita o dia a dia num momento muito especial, que é o da geração de uma nova vida”, diz a secretária municipal da Saúde, Márcia Huçulak.

O vendedor Maikel Alexsander Nascimento Kanderski, 28 anos, e a professora Bruna Carmelis Lemos de Andrade, 29 anos, serão pais de Théo e aprovaram a nova função.

Bruna está no sétimo mês de gestação e conta que as novidades são úteis. “O aplicativo mostra o que você deve fazer, o que deve levar para maternidade, dicas importantes”, comenta Bruna, que já é mãe da Ísis, de 1 ano e 9 meses.

Théo vai ser o primeiro filho de Kanderski, que adorou a calculadora de contrações. “Sou uma pessoa muito ansiosa. Então, a calculadora de contrações ajuda a saber o que fazer na hora, especialmente para mim, que sou pai de primeira viagem”, afirma o vendedor.

Saúde Já

O aplicativo Saúde Já Curitiba foi criado para levar facilitar a vida do curitibano, ao oferecer o agendamento do primeiro atendimento na Unidade de Saúde.

Desde que foi lançado, em março de 2017, o app contabiliza 4,2 milhões de acessos e 504 mil agendamentos realizados (sendo 327 mil agendamentos de enfermagem e 177 mil agendamentos de odontologia).

Nesta quarta fase, além do Meu Pré-Natal, o aplicativo Saúde Já Curitiba apresenta a função Urgências, com orientações sobre como proceder em caso de acidente de trânsito com vítimas e diante de urgências clínicas e odontológicas, violência sexual e contato com HIV.

O Saúde Já Curitiba venceu o prêmio Latam Smart City Awards 2018, premiação internacional do México que celebra iniciativas para tornar as cidades mais inteligentes.

Ele pode ser baixado, gratuitamente, na App Store (celulares com sistema iOS), na Play Store (aparelhos com sistema Android) e pelo site saudeja.curitiba.pr.gov.br.

Saiba como agendar atendimentos pelo aplicativo Saúde Já Curitiba,

Funções do aplicativo Saúde Já:

- Agendamento do primeiro atendimento com a enfermagem

- Agendamento do primeiro atendimento odontológico

- Cadastro provisório

- Cadastro de dependentes

- Orientação para o deficiente auditivo que precisar de um intérprete de Libras para atendimento

- Impressão de comprovante no acesso feito via internet (saudeja.curitiba.pr.gov.br)

- Edição do perfil

- Carteira de vacinação virtual com informações sobre as próximas doses, vacinas em atraso e as aplicadas

- Confirmação de consultas especializadas e exames, com emissão e compartilhamento do comprovante

- Caixa de mensagens para recebimento de informações sobre saúde

- Informações com endereço e horário de atendimento da unidade em que o usuário está cadastrado

 - Função Meu Pré-natal, para acompanhamento da gestação com informações das fases do desenvolvimento do feto, maternidade de referência, agenda do pré-natal, calculadora de contrações, galeria de imagens e respostas a dúvidas frequentes

- Função Urgências, com orientações em casos de acidente de trânsito e indicação de locais de atendimento para urgências clínicas, odontológicas, violência sexual e contato com HIV.