Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade 156 Acesso à informação
Tira-dúvidas

Saiba como agendar atendimentos pelo aplicativo Saúde Já Curitiba

Saiba como agendar atendimentos pelo Aplicativo Saúde Já Curitiba. Foto: Pedro Ribas/SMCS

Em março, o aplicativo Saúde Já Curitiba chegou a sua quarta versão, atualização que traz ainda mais agilidade ao serviço nas unidades de saúde. A ferramenta digital inovou ao levar à população uma opção extra para o primeiro atendimento com enfermagem e com a odontologia nas 111 unidades de saúde de Curitiba.

Segundo estimativas da Secretaria Municipal da Saúde, 65% dos atendimentos agendados por meio da ferramenta são encaminhados e solucionados já no mesmo dia.

Além do agendamento dos atendimentos, o aplicativo Saúde Já Curitiba faz a confirmação de consultas especializadas, tem a carteira de vacinação do usuário, informações sobre o pré-natal das gestantes e orientações para situações de emergências em saúde.

LEIA MAIS:


Como utilizar o aplicativo Saúde Já para agendar seus atendimentos nas Unidades de Saúde: 


Como baixar o aplicativo Saúde Já Curitiba? 
Em seu smartphone ou tablet, busque por “Saúde Já Curitiba” nas lojas virtual (Play Store para aparelhos com sistema Android e App Store para os que utilizam o sistema iOS) e instale ou atualize o app. 

Para fazer o login, no primeiro acesso, informe o número do CPF ou Cartão do SUS. A senha é sua data de nascimento, no formato "DD/MM/AAAA”.

Preencha o pré-cadastro e será possível saber sua Unidade de Saúde de referência e começar a navegar pelo aplicativo. É possível agendar o primeiro atendimento com a Enfermagem ou a Odontologia. 

Caso a ainda não seja cadastrado na unidade de saúde, leve documento com foto, comprovante de residência (preferencialmente em seu nome) e CPF para confirmar o cadastro quando for fazer seu primeiro atendimento na unidade.

Me cadastrei no aplicativo Saúde Já Curitiba e não consigo acesso às agendas de marcações de atendimentos e outros serviços. O que devo fazer?
É possível que haja alguma incongruência em seu cadastro na unidade de saúde. Procure a sua unidade de referência (informada no próprio aplicativo) com sua documentação (RG, CPF e comprovante de endereço) para regularização.

Não há horários disponíveis quando tento agendar atendimentos pelo aplicativo. O que devo fazer? 
As agendas são ofertadas constantemente pelas unidades de saúde e as vagas vão sendo preenchidas. É possível tentar novamente mais tarde, em busca de vagas de desistência ou procurar diretamente a unidade de saúde para agendar o atendimento. Se for uma situação de emergência – em que há risco de morte ou sequelas, procure uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA). 

Não tenho smartphone nem tablet. Como agendar os atendimentos nas unidades de saúde? 
Os agendamentos pelo aplicativo Saúde Já Curitiba são uma oferta a mais para o usuário buscar o atendimento no horário mais confortável. Além do acesso pelo tablet ou smartphone, é possível fazer os agendamentos pela internet, no site http://www.saudeja.curitiba.pr.gov.br/. 

Outra opção é ter o cadastro vinculado como dependente no aplicativo Saúde Já de uma pessoa de confiança (um familiar, por exemplo). Ele poderá marcar e desmarcar os agendamentos mesmo que vocês estejam vinculados a diferentes unidades de Saúde. 

O primeiro atendimento agendado diretamente na recepção da unidade de saúde continua sendo ofertado. 

Posso desmarcar o atendimento via aplicativo?
Sim. Caso não seja possível comparecer ao atendimento pré-agendado, desmarcá-lo é muito importante para que outro usuário possa agendar seu atendimento, evitando o desperdício de recursos públicos.

O aplicativo Saúde Já Curitiba marca exames ou consultas com especialistas?
Não. O aplicativo Saúde Já Curitiba marca o primeiro atendimento na unidade de saúde com a equipe de enfermagem e com a equipe da odontologia. A partir deste primeiro atendimento, que é padrão quando o usuário busca a unidade diretamente, é verificada qual a necessidade do usuário. Ele é encaminhado para outros atendimentos, conforme a necessidade. 

Recebi uma mensagem informando que tenho uma consulta marcada com especialista, como devo proceder?Se na unidade de saúde, o médico encaminhou seu caso para uma consulta com médico especialista ou para um exame, a guia do serviço solicitado é salvo no aplicativo, para que no dia da consulta seja apresentada no local da consulta.

Posso trocar a senha de acesso do meu aplicativo Saúde Já Curitiba? 
É possível adicionar uma senha extra, ativando a opção “usar senha” na edição do perfil do usuário. A partir da confirmação do uso da função, além da data de nascimento, será necessário informar a nova senha criada pelo usuário.

Vou ser atendido na hora que agendei? 
Sim. O agendamento pelo aplicativo Saúde Já Curitiba visa ofertar mais conforto aos usuários, que podem escolher a melhor hora para serem atendidos pela equipe de enfermagem ou odontologia. É importante que o usuário chegue alguns minutos antes para confirmar seus dados na recepção e ser encaminhado aos atendimentos. 

Tenho mais dúvidas, reclamações e gostaria de mais informações em relação ao aplicativo Saúde Já. A quem posso recorrer?
Para registrar solicitações, reclamações, elogios ou sugestões sobre o aplicativo Saúde Já Curitiba, entre em contato com a Ouvidoria da Saúde, pelo telefone 0800-6440041, de segunda a sexta, das 7h às 19h ou acesse o Portal 156, disponível 24 horas neste link.


Funções do aplicativo Saúde Já:

- Agendamento do primeiro atendimento com a enfermagem;
- Agendamento do primeiro atendimento odontológico;
- Cadastro provisório;
- Cadastro de dependentes;
- Orientação para o deficiente auditivo que precisar de um intérprete de Libras para atendimento;
- Impressão de comprovante no acesso feito via internet (saudeja.curitiba.pr.gov.br)
- Edição do perfil
 - Carteira de vacinação virtual com informações sobre as próximas doses, vacinas em atraso e as aplicadas
- Confirmação de consultas especializadas e exames, com emissão e compartilhamento do comprovante
- Caixa de mensagens para recebimento de informações sobre saúde
- Informações com endereço e horário de atendimento da unidade em que o usuário está cadastrado
 - Função Meu Pré-natal, para acompanhamento da gestação com informações das fases do desenvolvimento do feto, maternidade de referência, agenda do pré-natal, calculadora de contrações, galeria de imagens e respostas a dúvidas frequentes
- Função Urgências, com orientações em casos de acidente de trânsito e indicação de locais de atendimento para urgências clínicas, odontológicas, violência sexual e contato com HIV