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Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade 156 Acesso à informação
Reconhecimento por imagem

Aplicativo Curitiba 156 agora permite solicitações por foto de celular

Curitiba 156 lança opção de reconhecimento por imagem.

 

A partir de uma fotografia de celular, o cidadão pode agora abrir solicitações ou fazer doações de móveis ou eletrodomésticos pelo Aplicativo Curitiba 156. O sistema de reconhecimento de imagens já está disponível no App da Central de Atendimento ao Cidadão, que pode ser baixado gratuitamente pela Play Store do Google (para celulares Android) ou na Apple Store (para Iphones).

Dos elementos reconhecidos por imagem estão árvores, buracos em ruas ou calçadas, carros, lixo, postes de iluminação, semáforos e peças de mobiliário, como armários e sofás.

“A novidade faz parte do processo de melhoria e evolução do aplicativo de serviços que caiu no gosto da população”, afirma o coordenador de atendimento da Central 156, Ozires de Oliveira.

O cidadão tira foto do elemento desejado e o sistema do aplicativo analisa a imagem e reconhece o tema, sugerindo um para que usuário faça o registro do pedido. Junto à imagem aparece o percentual de conformidade. A partir daí, o usuário seleciona a categoria e encaminha a solicitação.

“O percentual corresponde à correlação existente entre a imagem e o assunto desejado”, explica Oliveira.

Em fotografias de objetos a serem doados para encaminhamento, pela Fundação de Ação Social (FAS), às pessoas em situação de vulnerabilidade, após o registro da imagem aparecem as categorias Eletro e Móveis. Ao selecionar a opção é aberta uma lista com sub-categorias entre móveis e eletrodomésticos na qual a pessoa pode ainda marcar quantas peças deseja doar.

Recorde de acessos

Colocado em operação em 29 de março deste, no aniversário da cidade, o Curitiba 156 já superou a barreira de 2 milhões de interações.

Até 30 de novembro, haviam sido feitos  2.147.864 registros via aplicativo, desde o início do seu funcionamento.

No mês passado o App também obteve recorde de atendimentos neste ano com 424.097 registros, entre pedidos de informações e solicitações por serviços municipais.

Nos ranking das cinco informações mais pedidas estão: horários de ônibus, itinerários de ônibus, saldo de cartão-transporte, Fala Curitiba, consulta por trajeto de ônibus. Entre os cinco pedidos por serviços a coleta de resíduos encabeça a lista, seguida por demandas por iluminação pública, trânsito, pavimentação e retirada de árvores.

O aplicativo Curitiba 156 conta com 49.046 usuários ativos, número correspondente às pessoas que fizeram download do app para smartphones nas versões Android ou IOS.