Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
Saúde

Ambulatório Enccantar completa um mês em novo endereço

Há um mês o Ambulatório Enccantar, especializado no cuidado de crianças e adolescentes (tratamento, apoio e reabilitação), está em novo endereço, no Centro de Especialidades Médicas Matriz, na Alameda Doutor Muricy, 498, no Centro. Curitiba, 06/07/2017 Foto:Pedro Ribas/SMCS

Há um mês o Ambulatório Enccantar, especializado no cuidado de crianças e adolescentes (tratamento, apoio e reabilitação), está em novo endereço, no Centro de Especialidades Médicas Matriz, na Alameda Doutor Muricy, 498, no Centro. Antes o atendimento era feito em um imóvel alugado, no Bigorrilho.

Segundo Elaine Tosin, da Secretaria Municipal da Saúde, o novo local, além de ser de fácil acesso — próximo às praças Carlos Gomes, Zacarias e Rui Barbosa —, é mais espaçoso, com 11 salas. O antigo tinha oito. “O novo espaço também é bem mais arejado”, conta ela.

Com a mudança, o Enccantar passou a fazer os atendimentos de reabilitação e terapias multiprofissionais no Centro de Especialidades Matriz, e atendimentos de neuropediatria no Centro Mãe Curitibana e no Centro de Especialidades de Santa Felicidade. Dessa forma, foi possível ampliar o atendimento com cinco neuropediatras e facilitar o acesso das crianças a esse serviço. 

O Ambulatório Enccantar faz em média 700 atendimentos por mês. Nove profissionais atendem diariamente, entre psicólogos, psiquiatras, fonoaudiólogos e terapeutas ocupacionais.

De acordo com Elaine, até o fim do mês mais três psicólogos e um assistente social deverão ser incorporados à equipe. “O que será possível graças a esta mudança de local”, diz.

Outros serviços

O Enccantar é o serviço ambulatorial de referência para atendimento de transtornos infanto-juvenis, crianças e adolescentes vítimas de violência inseridas na rede de proteção e crianças com autismo, que são encaminhadas pelo SUS porque precisam de um atendimento especializado.

Além do Ambulatório, a Prefeitura dispõe dos Centros de Atenção Psicossocial (Caps). Nos Caps há profissionais de diferentes áreas, que trabalham de maneira interdisciplinar e estão disponíveis para casos severos, que exigem uma atenção mais intensiva que o atendimento ambulatorial.

Há na cidade três Caps que atendem mensalmente cerca de 600 crianças e adolescentes — 100 delas com autismo.

Serviço: Ambulatório Enccantar

Centro de Especialidades Matriz – Alameda Doutor Muricy, 498, Centro 

Centro Mãe Curitibana – Rua Jaime Reis, 331, São Francisco

Centro de Especialidades Santa Felicidade – Avenida Vereador Toaldo Túlio, 2.500, Santa Felicidade