Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
CPF na Nota

Advogadas e policial civil aposentado levam os prêmios do Nota Curitibana

Prefeito Rafael Greca, faz a entrega dos prêmios do 46º sorteio do Programa Nota Curitibana. Curitiba, 03/08/2022. Foto:Ricardo Marajó/SMCS

A Prefeitura entregou, nesta segunda-feira (5/9), os prêmios da 46ª edição do programa Nota Curitibana. O primeiro prêmio, de R$ 50 mil, foi para advogada Sabrina Zein, que estava em viagem e foi representada pela tia Simara Leite. O segundo, de R$ 20 mil, ficou com o policial civil aposentado Luiz Otavio Pereira da Silva e o terceiro prêmio, de R$ 10 mil, foi para a advogada Camila Pedro Bom.

As entidades Ação Social para a Igualdade das Diferenças (Asid) e Ação Social Paraná, indicadas pelos ganhadores do primeiro e terceiro prêmio, receberam, respectivamente, valores extras de R$ 25 mil e R$ 5 mil. O segundo ganhador não fez indicação de instituição social. Sorteados e entidades indicadas não dividem o prêmio.

O prefeito Rafael Greca agradeceu os ganhadores por pedirem CPF na nota e participarem do programa. "O cidadão ganha prêmios e tem a chance de resgatar créditos e ainda contribuir para o combate à sonegação. Além disso, pode fazer o bem indicando uma entidade social, que ganha um prêmio extra”, disse o prefeito, que estava acompanhado da superintendente executiva da Secretaria Municipal de Planejamento, Finanças e Orçamento, Daniele Regina dos Santos, do superintendente fiscal da secretaria, Mario Nakatani Júnior, e do coordenador do programa, Eduardo Makowski. O secretário do Governo Municipal, Luiz Fernando Jamur, também compareceu.

Planos

Luiz Otavio da Silva levou para casa R$ 20 mil.

“Tenho uma cirurgia marcada para o fim do mês e que o plano de saúde não cobre. Foi um alívio, esse recurso veio em boa hora”, disse Luiz, que é natural de Barbacena (MG) e vive desde 2018 em Curitiba. Morador do bairro Portão, ele recebeu o prêmio com a esposa, Erika Machado.

Moradora do bairro Umbará, a advogada Camila Pedro Bom levou os filhos, Eduardo, de 13 anos, e Beatriz, de 10, para receber o prêmio de R$ 10 mil. “O Eduardo já quer gastar, mas vamos economizar”, contou Camila, que sempre pede nota fiscal em serviços, como escolas, cursos de inglês e nas atividades esportivas.

Isabela Jardim Bonete, presidente da Ação Social para a Igualdade das Diferenças (Asid), que recebeu pela primeira vez um prêmio do Nota Curitibana, disse que o recurso vai permitir a ampliação do trabalho. A entidade, fundada há 12 anos, atua com projetos de inclusão social e econômica de pessoas com deficiência. “Fazemos a ponte entre pessoas com deficiência e projetos de empreendedorismo e o mercado de trabalho”, exemplifica Isabela.

Com atuação em Curitiba e São Paulo, a Asid tem como meta alcançar a marca de 25 mil oportunidades geradas para esse público até 2025.

O programa

Lançado em 2018, o programa Nota Curitibana incentiva a emissão de nota fiscal na área de serviços e contribui para inibir a sonegação de impostos ao mesmo tempo em que gera créditos e distribui prêmios para o contribuinte.

Desde seu início, o programa distribuiu em R$ 11,2 milhões em prêmios, com um total de 100.028 participantes e 90 entidades de assistência social.

Além de participar do sorteio, os contribuintes inscritos têm de volta parte do Imposto Sobre Serviços (ISS) pago em cada nota emitida com indicação do CPF.

Em média, 15% do valor do imposto pago de ISS na prestação de serviços é convertido em crédito. Os créditos gerados pelas notas expiram em dois anos a contar da data de emissão e os prêmios em 18 meses. Os créditos podem ser resgatados para conta corrente, abater até 50% do IPTU ou serem usados no cartão-transporte do sistema de ônibus da capital.

Como participar

É possível pedir o CPF na nota de serviços em estabelecimentos como planos de saúde, escolas particulares, lavanderias, corretagem de seguros, faculdades, cursos de idiomas, construtoras, oficinas mecânicas, empresas de vigilância e limpeza, entre outros.

Para participar dos sorteios, o contribuinte precisa fazer um cadastro no https://nota.curitiba.pr.gov.br e informar o CPF na emissão da nota fiscal quando contratar um serviço.

Clique aqui e saiba mais sobre o programa e como participar.

Veja aqui as entidades sociais que podem ser indicadas pelos participantes.