Quarenta jovens participantes do ProJovem Adolescente, que frequentam o Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) Vila Sandra, tiveram uma tarde especial nesta terça-feira (17). Eles foram ao cinema assistir ao filme de animação RIO e depois da sessão fizeram uma confraternização no McDonald’s do Batel, para fortalecer os laços de amizades entre os adolescentes e seus orientadores.
Participaram os 20 adolescentes mais assíduos inscritos nos três coletivos do Projovem Adolescente conveniados à Associação de Moradores das Moradias Zimbros e outros 20 da mesma região, beneficiários do Bolsa Família.
“A ideia é motivá-los a se inscrever no programa e participar com empenho e compromisso das atividades, criando assim vínculos sociais na comunidade e no ambiente de aprendizagem”, diz a presidente da FAS, Marry Ducci.
Os adolescentes com idades entre 14 e 17 anos participaram do passeio acompanhados pela educadora social Sandryana Cardoso Fernandes. “Optamos pelo cinema, por ser uma das portas de entrada para o acesso à cultura mais disponíveis aos nossos adolescentes, fazendo com que eles se sintam integrados à sociedade e ao ambiente que os cercam”, contou a educadora.
As amigas Caroline Andrade Colaço, 14 anos, e Evelyn Janyne Gomes Silva, 17, adoraram o passeio. “Nem lembro a última vez que fui ao cinema”, contou Evelyn. Caroline acrescentou: “Temos muito aprendizado no ProJovem, que vamos levar para a vida toda”.
ProJovem Adolescente - O Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos para Adolescentes e Jovens tem como objetivos o fortalecimento da convivência familiar e comunitária, o retorno dos adolescentes à escola e a sua permanência no sistema de ensino. Isso é feito por meio de atividades que estimulam a convivência social, a participação cidadã e uma formação geral para o mundo do trabalho.
O público-alvo constitui-se, em sua maioria, de jovens, os quais suas famílias são beneficiárias do Bolsa Família, estendendo-se também aos jovens em situação de risco pessoal e social encaminhados pelos serviços de Proteção Social Especial do Sistema Único da Assistência Social (SUAS) ou pelos órgãos do Sistema de Garantia dos Direitos da Criança e do Adolescente.