Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
Beleza e saúde

Ação conjunta autua clínicas irregulares

Informar-se previamente na Ouvidoria da Saúde (fone 0800 644 0041) sobre as condições sanitárias dos estabelecimentos de estética é a recomendação da Secretaria Municipal da Saúde para quem pretende se submeter a algum serviço oferecido por eles.

A medida é necessária para evitar situações como as apuradas essa semana pela Operação Vênus, feita em conjunto pelo Núcleo de Repressão aos Crimes Contra a Saúde (Nucrisa), Vigilância Sanitária Municipal, Conselho Regional de Medina (CRM) e Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (Crefito-8), em que pessoas buscando melhorar a aparência acabaram sofrendo lesões de pele e apresentaram denúncias à polícia. 

Durante dois dias, a operação inspecionou seis estabelecimentos localizados nos bairros Batel, Água Verde e Bigorrilho – todos os que foram objeto de denúncia ao Nucrisa - e encontrou irregularidades que geraram cinco procedimentos criminais, além de infrações éticas, administrativas e sanitárias.

Saúde em risco - Nesse último quesito, representantes da Vigilância Sanitária encontraram medicamentos, produtos sem identificação,cosméticos e anestésicos vencidos, aparelhos de laser sem registro na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e reaproveitamento de material. Também detectou clínicas que não puderam comprovar a manutenção de equipamentos e plano de gerenciamento dos resíduos gerados.

Foi o caso dos equipos para carboxiterapia – cânulas por onde passa o gás carbônico empregado na destruição de células de gordura e que devem ser de uso individual. Ao comparar a agenda de pacientes com o material descartado após uso e o disponível em estoque, os técnicos concluíram que ao invés de um equipo para cada um dos 54 clientes atendimentos, foram usados apenas seis – um para cada grupo de nove pessoas.

“Esse material precisa ser de uso individual para prevenir a disseminação, por exemplo, da hepatite B. A reutilização é um risco para a saúde”, observou o diretor de Saúde Ambiental da Secretaria Municipal da Saúde, Luiz Antônio Bittencourt Teixeira. O setor chefiado por Teixeira tem cadastradas 561 clínicas de estética. 

Dos seis estabelecimentos visitados, apenas um não foi autado. Os outros cinco dividiram dez autos de infração por irregularidades diversas. Também foram lavrados quatro termos de apreensão de produtos e seis de interdição de equipamentos – que significa o impedimento de realização dos procedimentos feitos com eles até que as irregularidades sejam sanadas.