Texto: Roberto Couto
Secretaria Municipal da Comunicação Social (Secom)
As chuvas prometem não dar trégua em Curitiba, ao menos até a próxima segunda-feira (13/10). Apesar do mau tempo, o que não faltam são bons programas no Centro para se divertir sem se molhar, inclusive, com crianças. São experiências, durante o dia e até à noite, indicadas por quem escolheu o bairro para viver.
Assim como estes moradores, o projeto Curitiba de Volta Centro também valoriza a região e busca promover de ações para redesenvolver a região. São iniciativas da Prefeitura e de toda a sociedade.
Cinco passeios para fazer no Centro em dia de chuva
MUSEU DE ARTE SACRA
Anexo à histórica Igreja da Ordem de São Francisco, a mais antiga de Curitiba (1737), o Museu de Arte Sacra de Curitiba - Masac (Rua Claudino dos Santos, s/n) merece ser visitado, segundo o padre Reginaldo Manzotti, pároco reitor do Santuário de Nossa Senhora de Guadalupe e de Jesus das Santas Chagas, por conta do seu acervo de mais de 1.500 peças de arte religiosa, objetos de culto e mobiliário que formam a exposição Sagrada Memória, dividida em oito temas, que apresenta histórias e artefatos católicos remetendo à cultura da cidade.
Padre Reginaldo Manzotti, 55 anos, mora na casa paroquial do Santuário de Nossa Senhora de Guadalupe e de Jesus das Santas Chagas.
BIBLIOTECA PÚBLICA DO PARANÁ
Moradora há 68 anos no bairro, Nancy Westphalen Corrêa foi diretora e indica como programa a Biblioteca Pública do Paraná (Rua Cândido Lopes, 133), uma das maiores do país, que reúne 630 mil livros, periódicos, fotografias, mapas, cartazes e materiais de multimeios e multimídia. Seu maior tesouro, guardado em um cofre e com acesso controlado no setor de obras raras, é um exemplar do livro de poesia épica renascentista Orlando Furioso, de 1584, do italiano Ludovico Ariosto. O espaço conta também com uma Seção Infantil com mais de 27 mil livros dedicados aos públicos infantil e infantojuvenil.
Nancy Westphalen Corrêa, 95 anos, vive em um edifício na esquina das ruas Comendador Araújo e Jesuíno Marcondes.
CINE PASSEIO
Considerado um dos 20 cinemas mais legais do mundo pela revista Exibidor (2020), principal publicação do segmento no Brasil, o Cine Passeio (Rua Riachuelo, 410) resgatou o conceito dos cinemas de rua em Curitiba, com a sua inauguração em 2019. Os filhos do casal Annie Libert e Eduardo Bastos sempre pedem para irem a sessões no local. Em cartaz, além de lançamentos de filmes nacionais e internacionais a preços populares, uma programação gratuita durante todo o ano, inclusive para o público infantil. O complexo conta com duas salas que homenageiam antigos cinemas de Curitiba: os cines Luz e Ritz, com capacidade para 90 espectadores (cada). O complexo também possui um espaço multiuso com 110 lugares (Estúdio Valêncio Xavier), o Passeio On Demand (para exibição de streamings) e uma charmosa cafeteria. No terraço fica uma área para exibições a céu aberto e um espaço coberto para eventos.
O casal Annie Libert, 41 anos, e Eduardo Bastos, 48 anos, é morador com os filhos Theo e Olivia em um edifício na Praça Osório.
PAÇO MUNICIPAL
A comerciante Maria Lopes Bonamigo quando pode escapa de um de seus restaurantes e atravessa a Praça Generoso Marques para visitar as exposições ou tomar um café no antigo Paço Municipal (Praça Generoso Marques, 189). O edifício, primeira sede da Prefeitura de Curitiba, abriga hoje o Sesc Paço da Liberdade, um espaço cultural com visitas guiadas gratuitas de terças a sextas, das 10h às 17h, mediante agendamento no site. No último andar, são realizadas mostras temporárias, como a Exposição: Exúvias, da artista plástica Thatiane Mendes, aberta ao público até o próximo domingo (12/10).
Maria Lopes Bonamigo, 54 anos, mora na Rua 13 de Maio e tem três comércios no Centro.
BALADA NA AUGUSTO STELLFELD
Para o jovem casal Juliane Kerecz e Renãn Serighelli, um programa a noite divertido são as festas, muitas delas com decoração temática e queridinhas dos cosplayers e geeks, no espaço de eventos Stand'By Music (Alameda Augusto Stellfeld, 264). Na programação, DJ convidados levam seus sets de música eletrônica, funk e K-Pop. Na sexta-feira (10/10), o espaço recebe a terceira edição da festa Sacred Techno, a partir das 22h30.
Juliane Kerecz, 26 anos, e Renãn Serighelli, 38 anos, moram na Alameda Carlos de Carvalho, quase esquina com a Rua Desembargador Ermelino de Leão.