O Centro de Iniciação ao Esporte da Cidade Industrial de Curitiba será o palco, no sábado (9/8), da 3ª etapa dos Jogos Municipais da Pessoa Idosa. Nesta etapa será realizada a competição de voleibol câmbio (uma adaptação do vôlei para pessoas com mobilidade reduzida ou que têm dificuldade de praticar o vôlei tradicional) entre sete regionais de Curitiba.
A programação começa 9h. Está confirmada a participação de mais de 120 idosas, com 12 equipes femininas que, além de se divertir, vão praticar esporte e ter uma melhor qualidade de vida.
Organizados pela Secretaria Municipal do Esporte, Lazer e Juventude (Smelj), os jogos têm como objetivo incentivar a prática esportiva na terceira idade, promovendo saúde, bem-estar, integração social e manutenção das capacidades funcionais da população idosa de Curitiba.
A primeira etapa foi realizada no mês de maio, na Praça Afonso Botelho, com a modalidade de vôlei de praia. Na segunda, que também aconteceu no Centro de Iniciação ao Esporte da Cidade Industrial de Curitiba, a disputa foi de handebol por zona, envolvendo sete regionais da capital.
O secretário municipal do Esporte, Lazer e Juventude, Professor Euler, destaca a importância da iniciativa.
“A atividade física é uma ferramenta poderosa de saúde preventiva e também de inclusão. Temos orgulho de ver os idosos curitibanos com tanta vitalidade e alegria. O esporte transforma e prolonga vidas. O esporte fortalece a autoestima, a saúde física e mental e promove laços sociais e uma vida mais ativa e feliz”, disse o secretário.
Aulas abertas e vagas disponíveis
As ações voltadas ao público idoso não se limitam aos jogos. A Prefeitura oferece aulas em centros esportivos nas regionais Boa Vista, Bairro Novo, Boqueirão, Cajuru, CIC, Pinheirinho e Portão, com diversas atividades voltadas à terceira idade.
Para participar, é necessário fazer o cadastro no e-Cidadão, informando o CPF e criando uma senha. Em seguida, o interessado deve acessar a Área do Aluno no Portal Curitiba em Movimento, escolher a atividade desejada e o local mais próximo. Se houver vagas disponíveis, é possível agendar a avaliação física, etapa obrigatória para a liberação nas aulas.
Para mais informações, o telefone da Smelj é 3350-3743.