Área: 44,4 000 m2 Localização: Rua Alda Bassetti Bertholdi, n.º 1130 Bairro: Campo de Santana (Administração Regional Tatuquara) Ano de implantação: 2023 Acesso: Gratuito Fauna: Ratão-do-banhado, serelepe, sabiá, joão-de-barro, gambá, quero-quero, saracura, ratos silvestres, capivara, martim pescador, sagui, pica-pau, furão, alma-de-gato Flora: Aroeira, vacum, guaçatunga, podocarpus, araucária, ipê, branquilho, sete-capotes, bugreiro, guabiroba, pitanga, araçá, sucará, angico Equipamentos: 2 canchas de mini futebol, quadra poliesportiva ( vôlei e basquete), academia ao ar livre, pistas para caminhada, ciclovia, 3 parquinhos (dois inclusivos), 5 espaços de estar e 3 bicicletários. > É proibido pilotar drone a partir da área, conforme decisão da Agência Nacional de Aviação Civil - ANAC. > Cães são permitidos na companhia de seus donos. Não esqueça da coleira e, se necessário, da focinheira; e também de recolher os dejetos do seu animal de estimação. Recomendações sanitárias: Use álcool 70% para higienização frequente das mãos. Leve seu recipiente com água. O uso de máscara facial é recomendado caso apresente sintomas de doenças respiratórias - febre, tosse, coriza -, mesmo ao ar livre.
No terreno de uma antiga praça abandonada, a Prefeitura implantou o Parque Rio Bonito do Tatuquara, e seu entorno, no bairro Campo de Santana, zona sul de Curitiba, ganhou vida nova. A área é o grande ponto de lazer e convivência não só dos moradores do conjunto Moradias do Rio Bonito, como das Vilas próximas - Cajueiro, Dom Bosco e Janaína.
No parque, que é linear e aberto 24 horas, estão instalados equipamentos para diversos exercícios físicos e práticas esportivas, que atendem diferentes públicos, de todas as idades. Sua localização - próxima às residências dos usuários - oferece toda facilidade de acesso, mesmo a pé. Por esta condição, não tem sanitários ou estacionamento interno.
Pela manhã, suas pistas de caminhada e corrida não são ocupadas apenas pelos praticantes desses esportes, mas também por mães que levam filhos em carrinhos para passear. Enquanto outras mulheres fazem ginástica em aparelhos, um terceiro grupo, de donas de casa, conversa animadamente, sem tirar os olhos dos meninos e meninas que usam os brinquedos do parquinho infantil.
Parquinho que, por sinal, tem 15 brinquedos inclusivos, para crianças de diversas idades, com deficiência ou não. O espaço fica ainda mais animado quando da saída da gurizada (de 4 a 6 anos) atendida pelo Centro Municipal de Educação Infantil Hermes Macedo, do outro lado da rua, às 18 horas, levados por seus pais ou responsáveis.
As manobras radicais não têm hora para acontecer na mini pista de skate - único item que restou da antiga praça, e que ganhou conserto e pintura nova.
Á tarde e à noite, jovens e adultos ocupam as 2 canchas de mini futebol de areia, ou disputam partidas de vôlei ou basquete na cancha polivalente. Muitos idosos recorrem aos exercícios feitos com aparelhos da academia ao ar livre, de menor impacto, utilizando o peso do corpo.
É possível dar boas pedaladas pelos circuitos de suas ciclovias; e os frequentadores também contam com três paraciclos (bicicletários) para guardar seus equipamentos.
Há quem prefira só desfrutar da paisagem, acompanhar todo movimento por ali, e até tomar um pouco de sol, por cobertura vazada ou não, acomodando-se em bancos de cimento das áreas de estar.
Os bancos são pontos adequados para se assistir em detalhes a técnica e a originalidade de pipas em voo, durante disputa de campeonato promovido pelos moradores.
Estão disponíveis quatro mesas - de cimento, com tabuleiros de cerâmica - para jogos de xadrez. Instaladas próximo da academia ao ar livre, pela Administração Regional Tatuquara, atenderam a pedido de um adolescente, na inauguração do parque.
As atividades físicas e esportivas noturnas são realizadas em segurança, graças à iluminação baseada em superpostes e lâmpadas com tecnologia LED.
Duas pontes de madeira construídas sobre o córrego Dom Bosco (que se encontra com o ribeirão Campo de Santana e deságua no rio Barigui, no vizinho Parque Linear Yberê) facilitam a ligação do parque com a Rua Helena Tortato e daqui para as principais ruas do bairro Campo de Santana.
A área fica na sequência do Parque Yberê e com ele divide o atendimento a parte do Moradias Rio Bonito, empreendimento de 2016, da Companhia de Habitação Popular de Curitiba - Cohab, com quase 6 mil moradores.
O projeto do parque, seu paisagismo, a conservação dos equipamentos, da vegetação e da fauna são da responsabilidade do Departamento de Parques e Praças.
Voltar
Atualização: abril/24
Este site utiliza cookies para melhorar a experiência de navegação e fornecer serviços personalizados aos usuários. Ao continuar a navegar neste site, você concorda com o uso de cookies. Saiba mais.