Clique aqui para ver o croqui
Segundo parque municipal mais antigo de Curitiba (o primeiro é o Passeio Público, de 1866), o Barreirinha foi criado em 1959. Mas só depois de devidamente estruturado foi aberto ao público, na primeira gestão do prefeito Jaime Lerner, em 1972.
Mostra de respeito humano à natureza
Situado a apenas 9 quilômetros do centro de Curitiba, é considerado – pelo Departamento de Parques e Praças, que faz sua gestão - como uma das mais importantes unidades municipais para a proteção e conservação da flora e da fauna.
A área tem sido uma mostra de como é possível a convivência harmônica, baseada no respeito, das pessoas com a natureza.
Regulador da qualidade do ar
Alem dos seus três lagos possui bosques que formam 200 mil m2 de área verde de preservação natural, importante regulador da qualidade de ar na região Norte da cidade.
Grande número de pinheiros do Paraná
A Prefeitura tem dado grande contribuição nesse processo, desde 2012. A partir daquele ano, em memória das vítimas fatais do trânsito curitibano, iniciou o plantio de araucárias no parque.
Hoje o Barreirinha conta com o maior número de pinheiros do Paraná (a árvore símbolo do Estado), na comparação com seus congêneres da cidade, após sucessivos plantios que ainda são feitos por iniciativa municipal.
Espaço silencioso e tranquilo
O visitante encontra um espaço muito silencioso e tranquilo porque a frequência ao parque não é grande.
É possível desfrutar de bons momentos de paz, só de apreciar os peixes, patos, marrecos e gansos, nadando em um dos lagos. Todos eles são cercados de generosa vegetação nativa, com erva-mate, bracatinga, e onde outros pequenos animais, como preás, vivem livremente.
Iluminação mais moderna
O parque oferece brinquedos infantis no seu playground e também equipamentos de uma academia ao ar livre. A iluminação destes espaços foi modernizada, com melhores resultados de luz, em fevereiro de 2023. Há também cancha de futebol de areia, enquanto as alamedas calçadas são espaços para caminhadas e corridas, que podem ser compartilhadas com ciclistas, obedecendo-se medidas de segurança.
Nos postes metálicos que iluminam as pistas de caminhada e em frente à Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente, no interior do parque, foram substituídas 47 luminárias convencionais por unidades LED. O estacionamento, ganhou outras 3 luminárias modelos LED.
Influência dos poloneses
A unidade está localizada em um bairro que teve forte presença de imigrantes poloneses. Foi a partir da Barreirinha que eles, além de cultivaram diversos cereais, apresentaram à cidade uma versão da broa de centeio das mais saborosas.
Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente
Na mesma área do Barreirinha está instalada a Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente - DPMA, vinculada à Polícia Civil do Paraná, em prédio cedido pela Prefeitura ao governo do Estado, desde 2019.
Faz registro de ocorrências de crimes contra a flora e a fauna curitibana, como maus-tratos ou tráfico de animais. Atende também casos de flagrante, para os quais não há hora marcada.
Anexo, o Horto da Barreirinha
Anexo ao parque está o Horto da Barreirinha, que desempenha função cientifica e educativa, além de ser responsável pela pesquisa e produção de 100 mil mudas de mais de 150 de árvores e arbustos ornamentais, em diferentes fases, destinados aos logradouros públicos da cidade. Desde 2019 é também referência como retaguarda do programa 100 mil árvores/ano para Curitiba
Saiba mais sobre o Horto da Barreirinha
Horários de funcionamento
Parque: Das 8h às 18h
Delegacia: Das 9h às 18h (registro presencial de ocorrências)
Telefone: (41) 3251-6200
E-mail: dpma@pc.pr.gov.br
Como chegar à área: Abrir no Google Maps
Voltar
Atualização: Fevereiro/2023
Este site utiliza cookies para melhorar a experiência de navegação e fornecer serviços personalizados aos usuários. Ao continuar a navegar neste site, você concorda com o uso de cookies. Saiba mais.