Clique aqui para ver o croqui
Atenção! Em razão de obras para se tornar mais acessível a curiibanos e turistas, o Bosque Alemão encontra-se parcialmente interditado à visitação pública. As bruxas, da Casa Encantada, irão contar histórias infantis no Parque Barigui, a partir de março. A reforma geral das instalações da área deve durar até o início do segundo semestre/2023 (previsão sujeita ao regime de chuvas).
Este é um dos mais queridos e prestigiados locais de visitas de Curitiba. As instalações e elementos contidos nos seus 38.000 m2 fazem uma homenagem – que integra cultura, arquitetura e um tanto de magia - à etnia germânica. Os imigrantes alemães adotaram a cidade a partir de 1833.
Na área funcionou a leiteria de propriedade da família Schaffer, uma das pioneiras da região do Vista Alegre. Sua influência foi tão forte que o bairro também é conhecido por Jardim Schaffer.
São muitos e interessantes os atrativos do Bosque Alemão, a partir da reprodução, em escala ampliada, da fachada ornamentada com colunas, portas e janelas, da Casa Mila. Esta construção é representativa da arquitetura característica dos germânicos e tinha como endereço a Rua Barão do Cerro Azul, no centro da cidade.
O Oratório de Bach é um tributo ao grande compositor Johann Sebastian Bach (1685-1780), autor, entre outras obras, de ‘Jesus Alegria dos Homens”. Repete em alguns detalhes o estilo neogótico de antiga Igreja Presbiteriana de madeira, curitibana, e nele são realizados principalmente concertos e outros eventos musicais, promovidos pela Fundação Cultural de Curitiba (FCC).
O mirante à base de madeira, com 15 metros de altura, é chamado de Torre dos Filósofos e proporciona ampla visão de Curitiba e dos recortes da Serra do Mar. O local é dedicado a importantes filósofos alemães, como Immanuel Kant (1724-1804) e Friedrich Nietzche (1884-1900), autor do livro ‘Assim falou Zaratustra’.
Já no Caminho do Conto, uma trilha no bosque, ganha destaque uma das histórias infantis mais populares dos irmãos Grimm - a de “João e Maria” (Hänsel und Gretel, no original), datada de 1812. Os irmãos Jacob (1785-1863) e Wilhelm (1786-1859) dedicaram parte de suas vidas a registrar fábulas infantis alemãs. Entre estes contos de fadas, baseados na tradição oral, transmitidos de geração a geração, está o dos irmãos João e Maria, de fama mundial a partir de meados do século XX. Alguns trechos e ilustrações do livro estão reproduzidos em painéis de azulejos, no Bosque Alemão.
Atenção: Com o início das obras no Bosque Alemão, em 16/01/23, as atividades das bruxas contadoras de histórias serão remanejadas para o Parque Barigui. Mais detalhes sobre o local e datas serão divulgados pela Secretaria de Educação em breve.
No percurso está o espaço que faz o maior sucesso, especialmente entre os turistinhas ou crianças alunas de escolas de Curitiba: a Casa Encantada ou Casa das Bruxas. Aquela biblioteca municipal é o lugar das contações de histórias (leitura dramatizada de textos) por “Bruxinhas”, 19 professoras devidamente enfeitadas para viver estas personagens, e que encantam seu público e também adultos.
Durante a semana - de terça a sexta-feira -, os agendamentos são exclusivos para escolas, e ocorrem desde março/22. Nos finais de semana e feriados, as contações de histórias são abertas a outras instituições, turistas, público em geral. São realizadas às 11h, 14h e 16h.
As bruxas surpreendem e alegram os visitantes, desde a recepção ou quando aparecem de repente na trilha do bosque, e ainda quando se colocam ao lado da Casa Encantada. É o projeto Bruxas Soltas no Bosque Alemão. Estão lá para contar de como a área foi criada, falar da cultura da Alemanha; do quanto é rica sua cultura e sua literatura. Falam das bibliotecas em escolas e nos Faróis do Saber, em Curitiba; e de como são importantes atitudes inclusivas, como acolher pessoas com deficiência.
A Casa da Bruxa é uma biblioteca infantil mantida pela Secretaria Municipal da Educação. Os empréstimos presenciais são possíveis. Em função da pandemia, os interessados só não podem percorrer as estantes à procura da obra que desejam; os agentes de leitura são os encarregados de fazer a busca.
A criação do Bosque Municipal Alemão aconteceu pelo Decreto n.º 575, de 15 de maio de 2001, mesmo ato referente ao Bosque Municipal São Nicolau.
Horários de funcionamento Bosque: Das 8h às 20h, de terça a sexta-feira
Casa da Bruxa (biblioteca): Das 9h às 17h
Como chegar – Google Maps
Voltar
Atualização: Fevereiro/2023
Este site utiliza cookies para melhorar a experiência de navegação e fornecer serviços personalizados aos usuários. Ao continuar a navegar neste site, você concorda com o uso de cookies. Saiba mais.