Trios elétricos, shows e orações reúne fiéis no Centro Cívico para lembrar valores e combater a perseguição a cristãos que ainda ocorre em todo o mundo, na data em que comemoram o Dia Internacional da Igreja Perseguida. Já tradicional, a Marcha para Jesus iniciou com uma caminhada, por volta das 10 horas deste sábado (21). Os participantes fizeram duas paradas para orações, nas praças Santos Andrade e 29 de Dezembro, depois seguiram para a Praça Nossa Senhora da Salete, local da concentração e dos shows.
“Reafirmamos o respeito da cidade a essa tradição, que é a Marcha para Jesus e que envolve a comunidade evangélica”, afirmou o prefeito Gustavo Fruet ao início do evento. O início da marcha também contou com a participação do presidente da Fundação Cultural de Curitiba, Marcos Cordiolli; do presidente da Câmara de Vereadores, Ailton Araújo; da vereadora Noemia Rocha e de diversos pastores.
Um dos organizadores da marcha, Antonio Cirino Ferro, do Conselho de Ministros Evangélicos do Estado do Paraná, ressaltou que os povos cristãos continuam sendo perseguidos pelo mundo e lembrou que, “segundo a revista Veja, 7 mil cristãos foram executados no ano passado”. “A marcha traz a igreja para as ruas para demonstrar o amor pela cidade, pela família e pelos valores cristãos, que continuam sendo perseguidos.”
Trânsito
Devido ao evento várias ruas foram bloqueadas na região central da cidade em diversos locais e horários.
(Clique aqui para ver o mapa)
Até as 21 horas permanece o bloqueio na Praça Iguaçu, entre o início da Avenida Cândido de Abreu e a rótula da Rua Deputado Mário de Barros. A marcha teve início no cruzamento da Rua Marechal Deodoro com a Rua João Negrão e seguiu pela Avenida Marechal Floriano Peixoto, Praça Tiradentes, Rua Barão do Serro Azul e Avenida Cândido de Abreu, até chegar na Praça Nossa Senhora de Salete, no Centro Cívico.
Durante a concentração dos participantes da marcha na Praça Nossa Senhora de Salete permanecem os bloqueios nos cruzamentos entre a Rua Lysimaco Ferreira da Costa e a pista sentido Centro Cívico, da Avenida Cândido de Abreu, e na Rua Ernani Santiago de Oliveira com a Rua Papa João XXIII. O evento conta com a orientação de agentes de trânsito da Secretaria Municipal de Trânsito (Setran).
Linhas de ônibus
Além dos bloqueios, diversas linhas de ônibus tiveram seus percursos temporariamente alterados nestesábado (21), no centro da cidade e na região do Centro Cívico. Algumas mudaram de rota das 8h às 13 horas, e outras, das 10h às 22 horas, de acordo com a movimentação dos fiéis. A Linha Turismo também muda de percurso até as 21 horas. A linha Circular Centro, no sentido horário, excepcionalmente também mudou de itinerário, mas somente até o meio-dia.
Até as 22 horas permanece fechada a estação-tubo Centro Cívico (Palácio Iguaçu). Se necessário, também serão temporariamente fechadas as estações-tubo Assembléia e Prefeitura.
Linhas de ônibus que trafegam pela região onde acontece o evento têm seus trajetos alterados entre 10h e 22 horas: Ahú/Los Angeles; Linha Direta Boqueirão/Centro Cívico; Estribo Ahú; Laranjeiras; Paineiras; Santa gema; Fernando de Noronha; Marechal Hermes/Santa Efigênia; Linha Direta Barreirinha/Guadalupe; Linha Direta Aeroporto – a linha é secionada no Largo Bittencourt, em frente ao Círculo Militar; Linha Direta Inter 2 (sentidos horário e anti-horário); Interbairros I (sentidos horário e anti-horário);