A Secretaria Municipal de Trânsito implantou este ano 140 novos semáforos para pedestres em Curitiba e aumentou o tempo para a travessia de pedestres em 30 cruzamentos semaforizados, além de revisar o tempo de travessia em todos os cruzamentos com tempo específico. Também foram instalados 40 semáforos para veículos em diversas regiões da cidade.
As medidas integram um conjunto de investimentos em sinalização que inclui ainda implantação de faixas elevadas e lombadas e pintura em vias da cidade. “Todo o investimento em sinalização é voltado para a promoção de um trânsito melhor e, principalmente, para o reforço da segurança de quem vive em Curitiba ou passa pela cidade”, afirma a secretária municipal de Trânsito, Luiza Simonelli.
Em dezembro, a Setran ligou cinco semáforos nos bairros Santa Felicidade, São Braz, Boqueirão, Capão da Imbuia e Bairro Novo, completando 40 equipamentos instalados este ano. Alguns dos semáforos instalados serão ativados no início de 2015.
Ao longo do ano também foram trocados 2.878 focos semafóricos de lâmpada por módulos a led, mais econômicos. No total, a capital paranaense conta atualmente com 1.152 cruzamentos semaforizados.
Para dar mais segurança aos curitibanos nas travessias da cidade, a Setran também implantou 28 faixas elevadas e 78 lombadas, pintou 279 mil metros quadrados de sinalização em vias da cidade e a instalação e manutenção de 15 mil placas de sinalização.
Entre diversas ações viárias organizadas pela Setran em 2014, destacam-se: a liberação do trânsito no viaduto estaiado da Av. Cel. Francisco H. dos Santos, no Jardim das Américas; a conclusão da ligação Curitiba/São José dos Pinhais pela Av. Mal. Floriano; a implantação dos binários das ruas Ruas Gov. Agamenon Magalhães/Roberto Cichon, no Cristo Rei, das ruas Salvador Ferrante/Cel. Luiz José dos Santos, no Boqueirão, das ruas Arary Solto/Osvaldo Portugal Lobato, no Boa Vista, e das ruas Alcides Vieira Arcoverde/Léo Kessler, no Jardim das Américas; e a finalização da conexão do binário das ruas Chile/Guabirotuba, no Prado Velho.