Registrar
Acesso à informação
Prefeitura Municipal de Curitiba

Trânsito

Setran fiscaliza locais indicados por cidadãos por meio de aplicativo

07/01/2015 18:07:00

A Secretaria Municipal de Trânsito (Setran) realizou na tarde de quarta-feira (07) uma ação de fiscalização em locais de Curitiba que foram objeto de denúncias de estacionamento irregular, feitas pela população por meio do aplicativo Colab.re, que permite aos cidadãos acompanhar e avaliar serviços da Prefeitura e propor soluções para a cidade.

Os agentes de trânsito estiveram inicialmente na Rua Ayrton Pizzato Gusi, no bairro Xaxim, onde foram autuados quatro veículos por estacionamento em local proibido, em frente à guia rebaixada e no passeio. Há proibição de estacionamento dos dois lados da rua, que tem uma agência bancária como polo gerador de tráfego.

“O banco não oferece estacionamento aos clientes e, em vários períodos do dia, a rua fica muito movimentada, com vários carros estacionados. É muito complicado, você não consegue sair de casa porque sempre tem alguém estacionado na frente do portão ou no passeio. O tráfego na rua também fica muito prejudicado”, diz Elisangela Barbosa, gestora ambiental e moradora da rua há dois anos.

Ela faz reclamações constantes no serviço 156 e pelo Colab.re e diz que sempre é atendida pela fiscalização da Setran. “As pessoas falam que são só cinco minutinhos, mas nunca é só por esse tempo. Uma linha de ônibus que passa por aqui tem muita dificuldade para circular. As pessoas têm que ser mais cidadãs, pois estão prejudicando os outros”, afirma.

Segundo Luciano Bassani, coordenador de fiscalização da Setran, a partir do momento que as demandas chegam via Colab.re, a Setran desloca agentes de trânsito para realizar a fiscalização nos locais indicados, com orientações e autuações. “Mas como não podemos manter todos os dias no mesmo local as fiscalizações, sempre pedimos para que a população respeite os locais de proibição e evite o estacionamento em áreas de guia rebaixada e de passeio, que são as principais infrações cometidas de estacionamento irregular pelos motoristas na cidade. Se todos cooperarem, poderemos ter um trânsito melhor na cidade”, destaca.

Além da fiscalização no Xaxim, os agentes estiveram na Rua Eduardo Carlos Pereira, no Portão, em frente ao Shopping Paladium. No local, sinalizado com proibição de parada e estacionamento, foram feitas cinco orientações e duas autuações de veículos por estacionamento irregular.

A equipe da Setran ainda foi na Avenida Mário Tourinho, no bairro Campina do Siqueira. As reclamações do Colab.re indicam o estacionamento irregular de veículos na área de passeio em frente a uma concessionária. Os agentes da Setran orientaram o gerente da loja, que comandou a retirada dos veículos. “Nesses casos, também conversarmos com os lojistas para que também orientem seus clientes a não estacionarem irregularmente no passeio, como muitas vezes acontece”, informa Bassani.

As ações da fiscalização da Setran para coibir o estacionamento irregular seguem diariamente em todos os bairros de Curitiba.

Endereço
Av. Cândido de Abreu, 817 - Centro Cívico
CEP: 80.530-908 • Fone: (41) 3350-8484