Na próxima sexta-feira (15/12), às 15h, o Worktiba Barigui recebe dois especialistas para apresentar exemplos práticos de soluções focadas na melhoria da produtividade no trabalho e noções básicas sobre o sistema Arduino para robótica e automação.
No encontro, o enfoque principal será a ferramenta Trello, plataforma norte-americana de organização de demandas que já está presente na rotina de mais de 25 milhões de pessoas no mundo. O publicitário e especialista em marketing Fawez Tarbine irá apresentar a ferramenta, que se baseia em um sistema japonês de organização de tarefas por cartões, popularizado por ser utilizado pela montadora Toyota. “O Trello é uma plataforma online gratuita que ajuda você organizar projetos e objetivos de uma forma simples, dinâmica e rápida. Pode ser aplicada desde às tarefas pessoais até a organização de todos os times de uma grande empresa”, explica Fawez.
Na sequência, às 16h, a segunda palestra da tarde será sobre robótica e automação utilizando a plataforma Arduino. O programador Marcos Koslinski vai apresentar como funciona esse sistema de baixo custo, que pode ser configurado para diversas aplicações. “Com R$ 50 é possível criar um mini robô e dar funções para ele. O Arduino possui milhares de acessórios, sensores e funções que podem ser incorporados de acordo com cada solução ou projeto”, comenta Koslinski.
As palestras são gratuitas, abertas para o público em geral e as inscrições serão feitas no local. Mensalmente o Instituto Municipal de Administração Pública (Imap), em conjunto com os coworkers do Worktiba Barigui, vão promover eventos relacionados a empreendedorismo e inovação. A programação dos próximos eventos estará disponível a partir de 5 de janeiro de 2018 no site worktiba.curitiba.pr.gov.br
O Worktiba Barigui
Inaugurado em março de 2017, o Worktiba Barigui tem como foco os empreendedores sociais e foi montado reutilizando um espaço, móveis e equipamentos subutilizados da administração pública no Parque Barigui.
O primeiro coworking público municipal do Brasil proporciona a estrutura necessária para empreendedores que desenvolvam projetos de cunho social aplicáveis na cidade. Além da estrutura física, computadores, internet de alta velocidade, biblioteca e espaço para eventos, são promovidas ações de fomento e integração para o desenvolvimento dos projetos e para toda a sociedade, tudo de graça. Em breve novas unidades do coworking público serão abertas na cidade.