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Mobilidade urbana

Prefeitura pesquisa trânsito em 450 cruzamentos

A Prefeitura de Curitiba começou a contagem de tráfego em 450 cruzamentos de ruas e avenidas da capital paranaense. A pesquisa coordenada pelo Ippuc subsidiará a programação dos semáforos das vias do Anel Viário, do Sistema de Mobilidade Urbana (SIM) e também servirá para análises na implantação de novos binários. Curitiba, 10/05/2012 Foto: Lucilia Guimarães/IPPUC

A Prefeitura de Curitiba começou a contagem de tráfego em 450 cruzamentos de ruas e avenidas da capital paranaense. A pesquisa coordenada pelo Ippuc subsidiará a programação dos semáforos das vias do Anel Viário, do Sistema de Mobilidade Urbana (SIM) e também servirá para análises na implantação de novos binários.

As contagens são fundamentais para fazer a reprogramação dos tempos dos semáforos e melhorar o fluxo do trânsito nas vias. Os dados serão analisados e dispostos no programa Transity, usado no novo Centro de Controle Operacional, inaugurado recentemente na Urbs.

“O sincronismo semafórico é importante para dar fluidez ao trânsito. A pesquisa dará condições de melhorar esse sincronismo, principalmente no Anel Viário”, diz o engenheiro do Ippuc José Álvaro Twardoski.

Em 55 dos 450 cruzamentos a contagem é direta, das 6h30 às 20h. As demais são em horário de pico, das 6h30 às 9h e das 17h às 20h. Para o Anel Viário serão avaliados 77 cruzamentos. Para o SIM, 300 cruzamentos e os demais abastecerão os estudos da Coordenadoria de Mobilidade Urbana que definirão pela implantação ou não de novos binários e outras medidas de planejamento de trânsito.

Semáforos - Na pesquisa para a área do Anel Viário será feita também a medição do tempo de descolamento nos setores do anel. Um carro percorrerá uma rota registrando o tempo de parada e indicando o motivo: congestionamento, acidente, e outros motivos.

A rede semafórica do Anel Viário Central será feita com um sistema adaptativo, de auto-regulagem automática, de acordo com as condições de tráfego de cada momento nas vias onde ficarão os semáforos.

Os semáforos adaptativos modificam os tempos (verde, vermelho e amarelo) de acordo com a informação de tráfego que detecta. Assim, é possível controlar todas as funções através de comandos enviados por uma central de controle.

A tecnologia reduzirá paradas, deixando mais rápido o fluxo. No entanto, Twardoski alerta que haverá prioridade para os ônibus nos cruzamentos da canaleta do expresso com o Anel Viário. “Nos cruzamentos da canela com o Anel Viário os ônibus terão prioridade sobre o transporte individual”, diz.

A canaleta do expresso cruza o Anel Viário na Avenida Sete de Setembro com as ruas Desembargador Motta e Brigadeiro Franco; Rua Fernando Moreira com a Martim Afonso e avenida João Gualberto com ruas Augusto Severo e Mauá.

Oito bairros - As obras do Anel Viário estão revitalizando de 25 quilômetros de ruas que formam um anel ao redor do centro de Curitiba e outros 50 quilômetros de calçadas. O objetivo é melhorar a mobilidade e a acessibilidade em toda a região central.

O Anel Viário passa por oito bairros - Rebouças, Alto da XV, Alto da Glória, Centro Cívico, Bom Retiro, Mercês, Batel e Água Verde. “Embora ainda esteja em obras, o Anel Viário já é uma nova opção para os motoristas desviarem suas rotas do centro da cidade de forma rápida”, explica Twardoski.